Duas corridas movimentadas e acidentadas marcaram a Copa Truck na inauguração do Potenza, autódromo localizado na cidade mineira de Lima Duarte. E premiaram quem partiu da primeira fila e conseguiu escapar das confusões no meio do pelotão.
Felipe Giaffone (Iveco/Usual Racing) aproveitou bem a vantagem da pole para vencer na primeira largada, em que houve pouco mais de seis minutos de bandeira verde. Tudo por conta de um acidente na freada da primeira curva envolvendo Danilo Alamini (VW) e Fábio Fogaça (Protótipo/FF) que exigiu trabalho para a retirada dos caminhões.
Giaffone resistiu à pressão de Beto Monteiro (VW) para ir ao alto do pódio pela segunda vez no ano. O líder do campeonato André Marques (Mercedes/AM Motorsport); Paulo Salustiano (VW/R9) e Roberval Andrade (VW) completaram o top-5. Daniel Kelemen foi o melhor na Super Truck.
Com a inversão das oito primeiras posições, Jaidson Zini (Mercedes) passou a puxar a fila na largada da segunda corrida, resistindo à pressão de Danilo Dirani (Mercedes/PP), que saiu ao seu lado. Um estouro de radar e a punição de drive-through ao líder abriu caminho para a vitória de Dirani, à frente de Salustiano e Marques. Adalberto Jardim (Protótipo), Monteiro e Giaffone, que terminaram em seguida, fizeram uma disputa intensa, com vários toques. Desta vez, Felipe Tozzo (Iveco) levou a melhor na Super Truck.
Com a aplicação dos descartes obrigatórios dos três piores resultados, três pilotos estão elegíveis para disputar o título nas duas categorias em jogo. No Geral, após dois terceiros lugares no MG, André Marques parte para Curitiba, palco da decisão no dia 5 de dezembro, com 227 pontos, contra 212 de Wellington Cirino, que teve um fim de semana complicado, e 209 de Felipe Giaffone, favorecido pela vitória na corrida 1 em Potenza.
Já na SuperTruck, Felipe Tozzo conseguiu salvar um fim de semana que parecia perdido, largando em último na prova 1 e salvando um terceiro lugar e uma vitória, nesta ordem, se aproveitando dos problemas dos rivais. Ele vai para a finalíssima com 218 pontos, contra 209 de Jô Augusto e 202 de Giuliano Losacco, que conta com o apoio das empresas de Santa Gertrudes D’Italia Empreendimento e Black NG Engenharia 4.0. O restante dos pilotos de ambas as categorias não possuem chances matemáticas de brigar pelo campeonato, uma vez que serão 40 pontos em jogo na decisão.
A Copa Truck agora tira um intervalo de quase dois meses até a Grande Final, que será exibida ao vivo pela Band, SporTV2 e canais oficiais.
Por E. Cortez / Foto: Copa Truck