A solenidade de Valorização Policial Militar Ambiental foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Rio Claro na manhã dessa sexta-feira (14).
Contou com a presença do Comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, do Comandante da 7º Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, Capitão Marcus José Pereira, responsável por área que abrange 46 municípios, e demais autoridades. Durante o evento, os policiais prestaram homenagens ao Promotor Gilberto Porto.
Em reconhecimento pela prestação do serviço prestado, seis policiais receberam Láurea de Mérito Pessoal do 5º ao 2ºgrau.
Na ocasião, foram homenageados também policiais que se destacaram em ocorrências registradas nos meses de junho, julho e agosto.
Em uma delas, registrada no dia 10 de junho, em patrulhamento foi possível localizar indivíduo praticando pesca de forma proibida no Rio Mogi Guaçu, sendo constatado que o suspeito era procurado pela justiça.
Em julho, três homens foram presos em flagrante enquanto pescavam irregularmente utilizando de tarrafa no bairro Cachoeira de Emas, em Pirassununga. Já em agosto, a prisão foi pela prática de caça ilegal.
O acusado foi surpreendido armando alçapão em uma gaiola em que estava um canário da terra verdadeiro. Nos arredores da casa, estavam mais três alçapões e uma armadilha. Em busca domiciliar, diversos pássaros foram localizados. Foi feita apreensão e soltura das aves.