Na última semana, foi retomado o saudoso projeto Quatro e Meia que tanto fez parte da juventude de grande parte dos cidadãos rio-clarenses. De histórias de pessoas que se conheceram na plateia, músicos que debutaram no palco ou até mesmo pessoas que viram pela primeira vez uma apresentação ao vivo. De todas as formas o projeto ajudou a fomentar a arte e a cultura no município.
Interrompido por mais de 15 anos, o projeto está de volta. “Estava agora de pouco com uma pessoa de 40 anos e uma de 20, uma conhecia o projeto Quatro e Meia e a outra não. Perdemos uma geração aí e precisamos retomar”, lembrou o secretário de Cultura Dalberto Christofoletti, que esteve no Diário do Rio Claro.
Durante a entrevista, Dalberto destacou a felicidade pela retomada do projeto, quando, ainda vereador havia protocolado requerimentos para a volta das atividades. “Não era só um projeto de música, mas de convivência e integração”, ressaltou.
Segundo o secretário, a proposta é manter o horário, porém alternar o local de realização entre o Lago Azul e a Avenida Gurgel. “Vimos a necessidade de levar para o outro lado da cidade, Rio Claro cresceu muito e assim podemos atender mais pessoas.” Neste domingo (3), a atividade acontece na Avenida Gurgel.
INVESTIMENTOS
Outra expectativa que se tornou realidade foi o aporte financeiro a partir da Lei Aldir Blanc. O valor havia retornado para o governo, porém após uma longa conversa com secretarias de cultura, movimento de conselhos, deputados e senadores, foi possível reaver o valor. “Infelizmente o prazo que temos é muito curto, por isso fizemos um edital rápido e de uma forma muito prática, para que todos pudessem participar. Procuramos não engessar, mas atender os artistas sem esquecer do público”, destacou. As inscrições para o edital vão até as 16 horas deste domingo (3), as informações estão disponíveis no site da secretaria.
SITE
Sobre o site, o secretário revela que a plataforma foi renovada. “Agora temos um site com todas as nossas atividades. Começamos com um calendário mensal, que já divulgamos no mês passado e temos agora o deste mês de outubro e o próximo passo é disponibilizar uma aba no site, chamado ‘sextou’. Toda quinta-feira vamos postar toda a programação cultural da cidade para aquele fim de semana, sejam atrações públicas ou particulares, ou seja, show em bares, atrações e eventos da periferia etc. Será um refinamento do calendário em tempo real.”
OBRAS
Dalberto revelou ainda que nessa sexta-feira (1º), foi assinado o contrato para o início das obras na laje do Centro Cultural, para a impermeabilização. “Já fizemos outras intervenções no teatro também, como a melhoria dos camarins. Também conseguimos a reforma do Casarão da Cultura, sem custos para o poder público.” A meta agora providenciar a reforma do Gabinete de Leitura, porém, o secretário lembra que é uma obra complexa. “É um prédio muito antigo, mas o prefeito Gustavo já se prontificou em obter recursos em Brasília e está muito empenhado. O é muito ligado à cultura, gosta muito e acompanha de perto as ações da secretaria”, ressaltou.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro