Solicitado pelo Diário do Rio Claro, o Daae – Departamento de Água e Esgoto informou que no período de 17 a 29 de setembro recebeu 62 denúncias de desperdício de água. A mais frequente foi contra pessoas lavando calçada com mangueira. O Departamento ressaltou que até agora não foram registradas reincidências, portanto, houve as notificações, mas ainda não foi necessário aplicar multa.
Recentemente foi estabelecida a proibição do uso de água tratada para lavagens de calçadas, passeios públicos, quintais, imóveis e veículos, tanto no âmbito residencial como comercial (exceto nos estabelecimentos onde esta seja sua atividade econômica, como lava-rápidos e postos de gasolina, desde que tenham equipamentos adequados que reduzam o volume de água). Também não é permitida a irrigação de jardins e uso em piscinas. Desde o dia 17 de setembro o Daae está autorizado a notificar e multar quem for flagrado desperdiçando água.
Ao verificar o uso inadequado ou o desperdício de água tratada, fiscais estão autorizados a advertir o munícipe mediante notificação escrita. Constatada reincidência, será aplicada ao infrator multa no valor de 50 unidades fiscais do município (UFM), equivalente a R$ 180,73, que será cobrado na fatura de água e esgoto do mês vigente.
Apenas um minuto com a mangueira aberta consome 18 litros, ou seja, em 15 minutos, são desperdiçados cerca de 270 litros de água. Nesse tipo de situação, a orientação é para que as limpezas sejam feitas apenas com vassouras, para evitar desperdícios.
DENÚNCIAS
Denúncias podem ser feitas de forma anônima, para o telefone 153, da Guarda Municipal, e na Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, todos os dias da semana e recebe chamadas de telefones fixos e celulares.
CRISE HIDRÍCA
A ação foi necessária devido ao baixo nível em que se encontram os mananciais. De acordo com o monitoramento diário feito pelo Daae, o Ribeirão Claro, que abastece 40% da cidade e fornece água para a estação de tratamento do bairro Cidade Nova, está atualmente com 25% do seu volume total. Já o rio Corumbataí, que abastece 60% da cidade, está com 45% da sua capacidade total – a suas águas são captadas na estação de tratamento que fica na estrada para o distrito de Ajapi, ressaltou o Daae.
Os especialistas consideram esta a pior crise hídrica dos últimos 90 anos. As chuvas estão muito abaixo da média histórica.
CHUVA E FORTES VENTOS
A previsão aponta chegada de chuva também para Rio Claro, a expectativa é para que a cidade receba um volume significativo, visto que está há mais de 60 dias sem uma boa quantidade de chuva. “A frente fria que está passando no estado de São Paulo todo provocando ventos e chuvas fortes na região. Na tarde dessa sexta-feira (1) estava chovendo ao redor de Rio Claro. Vale ressaltar que as primeiras chuvas deste período são sempre assim, é característica dessa época, todo ano é sempre igual, chuvas fortes e rápidas, também com ventos e poeira”, destacou o técnico do Ceapla Carlo Burigo, observando também que na tarde de ontem em Rio Claro as rajadas de vento atingiram entre 45 e 46 quilômetros.
Cidades da região registraram fortes ventos com chuva, exemplo em Cordeirópolis e em alguns pontos da cidade de Araras chegou a cair pequenos granizos. A previsão de chuva deve seguir até terça-feira (5).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou ontem (1) alerta de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O órgão orienta em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
ALERTA
Mesmo com a previsão de chuva a população deve fazer o uso consciente da água, analisando que a quantidade de chuva não deve ser suficiente para subir o nível dos mananciais.
A média de chuva esperada para este ano em Rio Claro é de 1450 milímetros, porém na cidade, até ontem (1) choveu o acumulado de 663 milímetros no ano todo. “Ou seja está faltando bastante para chegar na estimativa. O ano passado já choveu abaixo da média, então vai demorar para recuperar os níveis dos rios. Interessante chover em Analândia e Corumbataí também”, alertou Burigo.
No ano passado de janeiro a setembro choveu o acumulado de 784 milímetros. No ano todo chegou a 1204.6, também abaixo do esperado.
RIO CLARO
A atual crise hídrica é considerada por especialistas a pior dos últimos 90 anos. Em Rio Claro a estimativa de chuva para o ano todo é de 1450 milímetros, porém o acumulado está em 663 milímetros.
Por Janaina Moro / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado