Tempo seco, umidade relativa do ar baixa, incêndios, rios bem abaixo do nível e muitos dias sem uma chuva considerável para Rio Claro. De acordo com dados do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp, a última chuva com um volume um pouco mais expressivo ocorreu em 28 e 29 de julho, registrando a quantidade de 20 milímetros. No dia 29 de agosto até choveu um pouco, porém não o suficiente para amenizar o tempo seco. “Nesse dia choveu 8 milímetros, mas de lá para cá não choveu mais, então essa quantidade não refrescou nada. Então já são 60 dias sem chuvas boas”, salientou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
No sábado (25), a Estação do Ceapla registrou na região da Unesp em Rio Claro apenas 2 milímetros de chuva. E há previsão para o próximo fim de semana, segundo Burigo a previsão aponta mudança de tempo entre esta quinta e sexta-feira. “Ontem já ocorria chuva na região de Rio Claro, em alguns pontos do estado de São Paulo.”
Inverno mais seco
Na última estação o tempo seco predominou, o inverno fechou bem abaixo da média que era de 110 milímetros e registrou apenas 47 milímetros durante o período.
Previsão do Climatempo aponta que as temperaturas em Rio Claro nessa quinta-feira devem ficar entre a mínima de 16 e a máxima de 33 graus. O dia deve ser de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Ainda conforme o Climatempo o primeiro fim de semana de outubro será com temporais no Sudeste
Uma frente fria começa a avançar sobre o Sudeste do Brasil na quarta-feira e, além disso, a circulação de ventos e uma nova frente fria vão contribuir para a formação de nuvens muito carregadas ao longo do próximo fim de semana. Há previsão para temporais em algumas regiões e com altos volumes acumulados de chuva. Os meteorologistas alertam para o risco de raios, trovoadas, rajadas de vento e até granizo em algumas localidades.
Previsão
Previsão aponta chuva para o fim de semana. Tempo deve começar a mudar a partir de hoje
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação