Em celebração ao Dia da Árvore, na terça-feira (21), a prefeitura de Rio Claro lançou mais um projeto de relevância ambiental, voltado à conscientização e à importância da preservação do meio ambiente.
Em área próxima da Sala Verde do Lago Azul, foi plantada uma árvore, para simbolizar não só a data, mas o início do projeto “Dispersando Sementes de Conhecimento”.
A iniciativa, idealizada pelo Daae e pelas secretarias de Meio Ambiente, Educação e Habitação, tem como objetivo incentivar a germinação de sementes, conscientizar e sensibilizar a população quanto à importância da arborização, além da proteção dos mananciais.
“É um ato que simboliza o início de um longo processo de crescimento dessas sementes em mudas e árvores e que carrega a importância da arborização nas cidades”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.
Aos presentes, foram entregues vasto material educativo com diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e um embrulho com duas sementes para que, em forma de desafio, germinem e as levem para a Sala Verde do Lago Azul (entrada pelo portão da Rua 2-A) ou na sede do Daae (Avenida 8-A, 360, Cidade Nova).
“Através de um desafio, a intenção é fazer com que as pessoas participem desta ação e façam a germinação das sementes em casa e nos entreguem para que tenhamos maior quantidade de material para produzir mudas para futuros plantios”, explica Edison Andrade, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação, que representou a secretária da pasta, Valéria Velis, no evento.
A iniciativa também é uma extensão do projeto “Banco de Sementes”, voltado ao viveiro do Daae e além das sementes germinadas neste desafio ambiental, munícipes que possuam árvores frutíferas em seus imóveis ou após consumo de frutas, também podem contribuir armazenando as sementes e caroços das frutas para entrega nestes locais.
“O desmatamento é a principal causa da deficiência hídrica e esta ação contribui para realizarmos trabalhos efetivos na cidade visando também a preservação e recuperação dos nossos mananciais e nascentes para que futuras gerações não sofram com falta d’água e problemas de abastecimento”, ressalta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
“Com o envolvimento do Daae e de várias secretarias, este não é apenas um projeto, mas uma ação ambiental contínua, que visa também proteger nossos mananciais através do plantio de mudas em áreas próximas dos rios”, complementa Rui Barbosa, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Daae.
O evento também contou a presença de diretores e funcionários da autarquia e secretarias envolvidas, dos vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário e da ex-vereadora Raquel Picelli.
Foto: Divulgação