Depois de Palmeiras e Atlético Mineiro que jogaram ontem na Arena Allianz Parque, em São Paulo, hoje será a vez de Flamengo e Barcelona de Guayaquil, fazerem no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h30, o jogo de ida da fase semifinal da Copa Libertadores da América.
Campeão em 2019, o Flamengo entra como favorito na disputa, diante de um time que ninguém apontava no início da competição como possível candidato à vaga na final.
Renato, de cuca fresca
O técnico Renato Gaúcho, não vê como preocupação o fraco desempenho da equipe rubro-negra na derrota para o Grêmio de Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro no último final de semana. Ele deve ter todo o elenco à disposição para o jogo de hoje, porque o meia Diego Ribas e o atacante Bruno Henrique, que estavam lesionados, voltaram a treinar normalmente.
Gabigol pode ser decisivo
Para derrotar o Barcelona na noite de hoje, o Flamengo tem no centro avante Gabriel Barbosa, artilheiro da competição, até o momento, com 10 gols, a sua principal arma. Decisivo na conquista do título em 2019, o artilheiro polêmico e marrento vive grande fase.
Torcida no Maraca!
Uma outra presença importante, não estará em campo, mas, nas arquibancadas. Até ontem, 29 mil ingressos dos 35 mil colocados à disposição da torcida rubro-negra já haviam sido vendidos, o que sugere que o 12º. jogador do Flamengo estará presente em grande número para apoiá-lo.
Adversário é a grande surpresa da competição
Pelos lados do Barcelona Sporting Club de Guayaquil, o entusiasmo é grande com a chegada do time equatoriano à uma fase semifinal. Na fase de grupos da Libertadores, o adversário do Flamengo na noite de hoje, obteve a 4ª. melhor colocação, entre as 32 equipes participantes, com 72,2% de aproveitamento dos pontos disputados. Em 6 jogos, o Barcelona obteve 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Até chegar à fase que antecede à grande decisão, o Barcelona eliminou o Velez Sarsfield, da Argentina, nas oitavas e o Fluminense nas quartas de final.
No campeonato nacional do Equador, todavia, o Barcelona faz campanha modesta, está apenas na 7ª. colocação. Para o jogo da volta, que acontece no próximo dia 29, o Barcelona conseguiu juntos às autoridades de do Equador, a liberação de 30% da capacidade de público de seu estádio, o Monumental Barcelona, e assim, poderá ter o apoio de aproximadamente 17.000 torcedores, no jogo decisivo.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: AFP