O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro dará início, na próxima segunda-feira (20), a mais uma importante obra que vai melhorar consideravelmente o abastecimento em toda a região do Distrito Industrial.
A autarquia fará a implantação de uma subadutora de 300 milímetros que vai aumentar a vazão e pressão, aperfeiçoando a distribuição e o abastecimento de água em área popularmente conhecida como “Bacia 12”, que engloba os bairros Jardim Regina Picelli e Jardim São Caetano, além de uma grande área na região da Estrada do Sobrado. A obra também é importante devido à expansão imobiliária naquele trecho.
“É uma ação que vai beneficiar toda a região com água de qualidade em quantidade apropriada para a comunidade”, ressalta o prefeito Gustavo Perissinotto.
A obra terá investimento de R$ 297.544,44, com contrapartida do Daae de R$ 24.772,09. Os recursos foram obtidos pelo município por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, assinado em 2011.
A atual gestão resgatou o acordo que, segundo informações passadas pela Caixa Econômica Federal, estava a mil dias paralisado. A retomada possibilita a continuidade em obras de saneamento e ampliação do sistema de abastecimento para melhorar o fornecimento de água em toda a cidade.
“Esta é mais uma obra de grande relevância e utilidade pública, que levará melhorias no abastecimento para toda a população”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior, ressaltando que a obra não vai afetar o abastecimento de água na região.
“A instalação da subadutora será ao lado da rede já existente, por isso, não será necessário interromper o abastecimento na região”, explica Osmar.
A ampliação da rede de abastecimento terá extensão de 2.196 metros. Dividido em cinco etapas, terá início na Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada da ETA 2, localizada na Rua Meridian, com a Avenida Suplast, no Distrito Industrial.
Depois, continua da Avenida Suplast até a Avenida M37. A terceira etapa será da Avenida M37 até a Rua M4 e depois da Rua M4 até a Rua M5. Irá continuar na Rua M5 até a Estrada Municipal do Sobrado, no reservatório do Daae com capacidade de 1,5 milhões de litros, localizado no bairro Jardim Regina Picelli.
A estimativa inicial é que esta obra seja finalizada até o final de 2021.
O Daae pede a colaboração dos munícipes para que respeitem as obstruções e sinalizações de trânsito nas vias, redobrem a atenção e os cuidados e evitem transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas para diminuir riscos de acidentes.
Foto: Arquivo/Divulgação