Com fortes raízes italianas, a cidade de Rio Claro é um dos municípios escolhidos pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, juntamente com o Instituto Italiano di Cultura e a Orquestra Filarmônica de Rio Claro, para receber a Ópera Gianni Schicchi, de Puccini, que será apresentada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo e vai passar em diversas cidades paulistas. Em Rio Claro, ela acontece no Centro Cultural Roberto Palmari, no dia 24 de setembro, com abertura do teatro às 19h30 e início às 20h. Também será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Orquestra Filarmônica.
O enredo é escrito a partir do “Canto 30 do Inferno”, do poeta Dante Alighieri, cujos 700 anos da morte foi celebrado no último dia 14 de setembro. “É uma bela comédia, com quase uma hora de duração em apenas um ato. Vale a pena assistir”, comenta o presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Willian Nagib Filho.
O espetáculo é encenado pela Cia Ópera de São Paulo, com direção geral e artística de Paulo Abrão Esper e estrelado pelo barítono Tomás David e a soprano Raquel Paulin, além de outros destaques do canto lírico paulista.
O público acompanha o enredo traduzido em legendas durante toda a execução da obra. “Queremos que todos se divirtam, entendendo e se encantando com essa ópera, mais um evento que faz parte do nosso compromisso de trazer arte e cultura para Rio Claro”, diz Nagib.
A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro – COOPERVIVA.
Não serão feitas reservas de lugares. “Pedimos que as pessoas cheguem com antecedência para garantir o seu lugar na plateia”.
A Orquestra Filarmônica de Rio Claro tem a sua temporada 2021 amparada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Whirlpool e apoio da Astra.
Foto: Divulgação