Uma das mais tradicionais e vitoriosas agremiações esportivas de Rio Claro, o Clube Atlético Juventus realizou no último dia 11, uma festa de confraternização que reuniu craques, dirigentes e torcedores, que dedicaram seus esforços e desfilaram sua arte de jogar futebol, desde a fundação do clube, em 15 de outubro de 1970.
Prestes a completar 51 anos de existência, o Moleque Travesso de Rio Claro tem uma extensa e incomparável galeria de troféus.
Impossível falar do Juventus sem mencionar o seu fundador, dirigente e técnico, desde as equipes das categorias de base, o Professor Valdir de Oliveira, uma figura ímpar no desporto rio-clarense, que, através do seu conhecimento e vivência soube transmitir, ao longo dos anos, ensinamentos sobre futebol e sobre a vida às inúmeras crianças, adolescentes, jovens e adultos que estiveram sob a sua orientação.
Como fruto desse trabalho, o Clube Atlético Juventus revelou vários atletas para o futebol profissional, entre eles, o ex-craque santista Elano, atualmente técnico de futebol, além do atacante Careca Bianchesi, que atuou no início da década de 1990, pela Sociedade Esportiva Palmeiras, seleção brasileira e Atalanta da Itália.
Além deles, o ex-goleiro Sérgio Guedes, que defendeu com brilhantismo a meta de times consagrados como Santos FC, Internacional de Porto Alegre, Ponte Preta, seleção brasileira, entre outros. Mais recentemente, o meia Léo Citaddini que também atuou no Santos FC e hoje defende o Atlético Paranaense.
Porém, muitos outros jogadores foram revelados pelo CA Juventus de Rio Claro. Sem dúvida, uma das maiores conquistas foi a praça de esportes que compreende o estádio Distrital Dinho Salomão, e espaço anexo, localizado logo na entrada do bairro Jardim das Palmeiras.
Também estão eternizadas na memória do torcedor e simpatizantes do Juventus, as memoráveis excursões para a Europa, divulgando através do esporte o nome de Rio Claro, além das participações de destaque, nas primeiras edições da Copa São Paulo de Futebol, na década de 1970, quando todo garoto rio-clarense, que praticava futebol sonhava em conseguir uma vaga no time do Juventus para participar da referida competição.
Na confraternização realizada no último sábado (11), a coletividade grená do CA Juventus de Rio Claro reuniu craques de várias gerações como: Sérgio Guedes, Giba, Orlando, Rafael Bagatini, Gibinha, Juquita, Tuto, Richard, Tesseti, Stek, Edmilson, Coelho, Benito, Ieié, Lu, Gibi, Dimas, Diógenes, Haroldo, Barbanera, Pinguim, Edvaldo, Douglas, Toninho, Zezé, Drausio, Leco, Ademir, Dorante, Turolla, Guilherme, Arnaldo, Júnior e Ari.
Toda essa rapaziada bacana correu atrás da bola num movimentado “rachão” e depois se confraternizaram com um saboroso churrasco, ocasião em que puderam botar a conversa em dia e rememorar conquistas do passado.
O encontro da família Juventus teve, ainda, a presença de personalidades como o ex-secretário municipal de esportes Ronald Penteado e do dirigente Rodrigo Vitti que sempre dedicaram o melhor de seus esforços para o CA Juventus de Rio Claro.
O eterno presidente Valdir de Oliveira, ainda na ativa, comanda, ao lado de seu filho André Oliveira, as categorias de base do clube, formando futuros craques, a partir dos 6 anos de idade.
Os treinamentos acontecem às terças, quintas e sábados, no estádio Distrital Dinho Salomão, localizado na Avenida dos Costas, no Jardim das Palmeiras.
Confira nesta edição do Diário Esportes, as fotos que registraram a confraternização dos ex-craques, dirigentes e simpatizantes do CA Juventus de Rio Claro.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação/Juventus