Levantamento da Arteris Centrovias aponta que a sonolência ao volante é um dos principais riscos nas estradas com relação aos caminhoneiros, sendo responsável por 65% das ocorrências registradas em 2017 nas rodovias das regiões de São Carlos, Rio Claro e Bauru.
Segundo dados, do total de acidentes registrados pela Concessionária no ano passado, 240 foram colisões traseiras, na maioria das vezes envolvendo caminhões. Além de ser a principal causa de acidentes na região, a colisão traseira também é responsável pelo maior número de mortes: foram 12 em 2017, ou seja, 48% do total.
De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas. Se o motorista sofrer com a apneia do sono, o risco é elevado para 700%.
Com o objetivo de alertar e prevenir os motoristas, a concessionária realiza, ao longo do ano, diversas campanhas. Entre elas está a “Acorda Motorista’’, com abordagens das das 23 às 5 horas, período em que se observa maior sonolência ao volante e, também, maior índice de colisões traseiras envolvendo caminhões e carretas. Os condutores recebem orientações do tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.
Além das orientações sobre os riscos que o sono ao volante oferece, uma equipe de atendimento pré-hospitalar da concessionária faz uma breve avaliação de saúde, onde é medido o IMC (índice de massa corpórea) e pressão arterial, fatores de saúde que contribuem no aumento do risco de acidentes.