A enfermeira Sandra da Silva Leal, assim como milhares de profissionais de saúde espalhados pelo mundo, deixa seus familiares em casa para cuidar do próximo. Com a pandemia esses cuidados se tornaram mais intensos, a jornada mais preocupante, mas eles estão sempre ali, na linha de frente arriscando suas vidas por aqueles que necessitam.
Hoje a enfermeira vive um outro momento, o de levar uma dose de esperança para as pessoas. Ela faz parte dos profissionais que atuam na vacinação. Já imunizou centenas de rio-clarenses. “Com muito prazer e muita satisfação que estou participando da Campanha de vacinação contra a Covid, ali compartilhando com todas as pessoas, amigos pacientes, uma dose de esperança, de amor, de fé e de carinho”, declarou ao Diário do Rio Claro.
A vacinação começou em Rio Claro no dia 21 de janeiro, ao passo que atinge mais pessoas, os profissionais também comemoram e dividem com cada a alegria. Após vacinar inúmeras pessoas, os sentimentos de alegria e gratidão ganharam maiores proporções para Sandra, visto que seus filhos e netos enfrentaram as longas filas para também receberem a dose que veio carregada de mais energias positivas. A responsável em aplicar o imunizante foi a enfermeira Sandra, mas também a mãe e avó. “Foi incrível saber que eles estavam ali na fila, se aproximando e que eu pude fazer a aplicação. Finalmente chegou a hora de vacinar os meus netos, foi com muita alegria e emoção, que eu pude também fazer a vacina neles, foi muito emocionante, não só dos meus filhos como também dos meus netos. Agradeço a Deus por estar ali ajudando com o meu trabalho todas as pessoas, fazemos com carinho e recebemos também o carinho de muitas delas”, declarou Sandra ao Diário do Rio Claro, contando que teve a honra de vacinar quatro filhos, a Raquel de 27 anos, Eloi de 26, Messias de 25 e Salomão de 22, além dos netos Gabriel de 20 anos, Gabrielly e Letícia de 14 anos e Luís Gustavo de 12.
Primeira dose contra a Covid continua para 12 anos ou mais
A vacinação contra a Covid na segunda-feira (13) em Rio Claro terá primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos. Também serão aplicadas segundas doses da Pfizer e da Coronavac/Butantan e doses de reforço. O atendimento será a partir das 8 horas nos quatro locais de vacinação. No Centro Cultural a vacinação será até as 19 horas; nos postos da Unimed (Rua 12) e do Santa Filomena (shopping) até as 13 horas; e no São Rafael até o meio-dia. As segundas doses serão para as pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer até 24 de junho e para quem foi vacinado com a Coronavac/Butantan até 23 de agosto. As doses da Oxford/Astrazeneca estão esgotadas e o município aguarda envio de novo lote para retomar a aplicação desta vacina. Já os idosos a partir de 87 anos serão vacinados com a dose de reforço contra a Covid (terceira dose). Neste caso, os idosos devem ter recebido a segunda dose de vacina de qualquer laboratório até 13 de março. A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os idosos procurem preferencialmente os drives da Unimed e Santa Filomena, onde são atendidos sem que seja necessário sair do carro. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação