O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba vai realizar sessão ordinária em Rio Claro na próxima terça-feira (14), nas dependências do Floridiana Tênis Clube, a partir das 9 horas. A informação é do presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira dos Santos, que integra a Mesa Diretora do Praup.
“Como a nossa região do Parlamento Regional conta com 1,5 milhão de pessoas vamos colocar na pauta de debate um tema importante: a contribuição voluntária para socorrer financeiramente à Santa Casa de Misericórdia que é responsável pelo atendimento médico gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS)”, detalhou José Pereira.
Rio Claro, por entender a gravidade da situação já que a Santa Casa anunciou prejuízos mensais devido a falta de atualização da tabela SUS, se movimenta nesta direção. Na quarta-feira, 8/9, a Câmara Municipal aprovou em segunda discussão projeto do Executivo que estabelece a referida contribuição na cidade. “Estamos fazendo a nossa parte, agora esperamos sensibilizar os municípios da microrregião que dependem dos serviços gratuitos oferecidos pelo governo federal via Santa Casa”, explicou o presidente da Câmara.
O Projeto de Lei 174/2021, aprovado em Rio Claro, instituí a contribuição voluntária mensal a ser paga anexa à tarifa de água e esgoto para ajudar o hospital Santa Casa. O projeto, parceria do Departamento de Água e Esgoto (Daae) com a Santa Casa, prevê que todo o valor da contribuição seja investido para melhorar os serviços de atendimento da população via SUS. Não haverá valor fixo para a doação.
Outro assunto que deve polarizar os debates na reunião do Praup é a crise hídrica. Por conta da escassez dos recursos, devido à falta de chuvas, o risco de desabastecimento coloca os municípios em alerta. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando pela chuva. Defendo que as cidades adotem medidas emergenciais, com ampla publicidade, do uso racional da água”, comenta o presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira.
O Praup conta com cinco polos. São eles: Polo 1 é composto pelos municípios de Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista; o Polo 2 é formado por Limeira, Cordeirópolis Iracemápolis e Santa Gertrudes; o Polo 3 pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna; o Polo 4 por Araras, Conchal e Leme e o Polo 5 por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard.
Foto: Divulgação