Foram seis dias, 330 quilômetros com quase 9 mil metros de elevação, tudo em nome da fé e também um desafio do próprio corpo e da mente. Foi assim que ciclistas de Rio Claro seguiram para Aparecida, percorrendo o conhecido “Caminho da Fé”. Como destaca o próprio site destinado ao tema, o Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.
Os ciclistas do grupo Bichos do Mato seguiram em peregrinação à cidade de Aparecida do Norte, que teve início na terça-feira (31). Na chegada além do encontro com a Mãe Aparecida a emoção tomou ainda mais conta do biomédico Rodrigo Antônio Bertoncin ao ser recebido também por sua mãe, a Conceição Aparecida Talarico, o percurso do filho foi feito também em agradecimento a sua saúde. “Meu propósito foi cumprido. Minha fé está renovada”, declarou ao Diário do Rio Claro depois de concluir pela segunda vez o trajeto.
A fé esteve presente a todo instante durante o percurso que tem as suas dificuldades, mas que foram superadas. “Pedalei com muita dor no ombro esquerdo. Fiquei a base de analgésico por dias, de 6 em 6 horas. Sofri com cãibras? Sim, muito. Mas em momento algum pensei em desistir. Nesses momentos é que somos mais fortes. Orei muito, nas subidas, orei nas descidas, nas retas e a “mãezinha” sempre nos dando forças”, disse o biomédico.
Ao final os sentimentos foram muitos, porém o de gratidão predominou. “Agradeço a todos que torceram e ficaram orando por mim, e por nós do Grupo Bichos do Mato e da Equipe Tartaruga em nome de Thiago Fadel. Agradeço aos meus amigos e familiares que ficaram por aqui e me ajudaram incentivando dia a dia para que esse Caminho da fé acontecesse. Hoje saio do Caminho da Fé, mas o Caminho da Fé jamais sairá de mim. Esse Caminho é mágico. Termino aqui com a palavra GRATIDÃO”, frisou.
Caminho da Fé
Os ciclistas de Rio Claro que fizeram o Caminho da Fé em seis dias foram: Gislaine Maria Pedroso, José Márcio da Silva, Paulo Frederico Frommeld Junior, Guilherme Frommeld, Fabiano Augusto Zorzo, Caio Minutoli de Azevedo, Sergio Fernando Macedo, Oswaldo Martins Netto, Ricardo Luiz Franquini, Eirik Zadra Pinto, Ricardo Meyer Marino, José Luiz Viana Araujo Filho, Edmara Machado de Oliveira, Rodrigo Antônio Bertoncin, Ronaldo Galassi, Edemilson Galassi, Raphael Simões Gobbo e Luis Carlos Sousa Pinto.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação