No próximo dia 22, às 19h30, Rio Claro realizará encontro on-line sobre o tema “Inserção da pessoa com deficiência no ensino superior, possibilidades, avanços e desafios”. O encontro terá a presença de Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desenvolve trabalho com temática similar. A iniciativa é da prefeitura, por meio da assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vinculado à Secretaria de Cultura, em conjunto com Unicesumar, Uninter e Centro Universitário Claretiano.
“É um evento importante, no qual teremos especialistas abordando um tema de grande relevância”, resume o prefeito Gustavo Perissinotto.
As inscrições podem ser feita pelo endereço https://forms.gle/co6THW87atMVxLVr6 ou pelo telefone (19) 3522-8000. O encontro será transmitido na plataforma do facebook da Central Brasileira de Inclusão, no canal da Central Brasileira de Inclusão no youtube e na plataforma do facebook do Jornal Diário do Rio Claro. Os participantes receberão certificado. “É fundamental que todos os que se interessem pelo assunto façam sua inscrição e participem de mais esse passo de Rio Claro para ampliar a inclusão”, comenta o secretário de Cultura, Professor Dalberto.
Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, frisa que “a educação é fundamental para todos nós e, infelizmente, ainda temos que trabalhar muito para avançar na inserção das pessoas com deficiência no ensino superior”. De acordo com Meyer foi criado um grupo de trabalho em Rio Claro com o objetivo de ampliar a visibilidade para este tema.
Uma das palestrantes será a professora Vera Lucia Capellini, líder de grupo de pesquisa sobre inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação, e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e falará no encontro sobre os avanços e desafios para inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior.
O evento terá ainda presença de Giulia Jardim Martinovic, graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pelo Mackenzie, fundadora do coletivo Autista da USP, cujo foco é a permanência de estudantes autistas na universidade. Também participará a mexicana Cristina Victoria González Gualito, pedagoga, mestranda no Prolam da USP e ativista pela neurodiversidade.
Américo Valdanha Netto, doutor em Ciências da Motricidade, Gestor da Unicesumar – Rio Claro, e Luciana de Lima, gestora da Uninter, participarão do evento abordando o tema “Tecnologias e possibilidades do ensino Ead para inserção da pessoa com deficiência no ensino superior.