A exemplo do que acontece em outras cidades, a Santa Casa de Rio Claro espera pela possibilidade de receber doações através da conta de água. “É importante deixar claro que não é um aumento da tarifa, é uma doação voluntária, só que ao invés de doar por boleto ou cobrador, como fazem outras instituições, a pessoa terá a comodidade de pagar junto com a conta de água”, explica Jorge Pedro, vice provedor do hospital.
A ideia partiu do próprio hospital, já que é uma prática comum em outras Santas Casas do Brasil. Os diretores procuraram pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto da cidade, que aceitou participar do projeto de arrecadação de recursos.
Na sequência, o pedido foi encaminhado para o Prefeito, Gustavo Perissionotto, que transformou em projeto de lei e encaminhou para a Câmara dos Vereadores. “Sabemos da importância da Santa Casa não apenas para o município, mas, para toda a microrregião, e com esse projeto, as pessoas terão mais um canal onde poderão contribuir com o hospital, de forma prática e sem burocracia”, explica Jorge.
Se aprovado, irá funcionar da seguinte maneira: Quem quiser aderir poderá entrar em contato com o setor de Captação de Recursos da Santa Casa por e-mail ou telefone. A Santa Casa encaminhará para o morador um termo de adesão uma única vez, onde ele irá definir o valor da doação mensal, que deverá ser a partir de R$ 5,00.
Os valores doados serão direcionados para uma conta criada especificamente para esse projeto e serão destinadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A prestação de contas sobre o montante doado e como os recursos estão sendo usados, serão feitos semestralmente.
Desde o início da pandemia, a Santa Casa de Rio Claro tem intensificado a abertura de novos canais de doação para suprir a compra de medicamentos materiais e equipamentos de proteção. O projeto encaminhado para a Câmara dos Vereadores será votado em sessão a ser realizada nesta segunda-feira.
Foto: Divulgação