Um ofício assinado por todos os vereadores do município foi encaminhado ao Presidente da empresa Rumo Logística com o objetivo de interceder em favor da permanência da oficina de vagões no município de Rio Claro. “O ofício que foi encaminhado ao Presidente da Rumo, apesar de ter sido apresentado por mim, foi assinado por todos os vereadores. Então, o documento não é do vereador Hernani e sim da Câmara Municipal de Rio Claro”, declarou o vereador Hernani Leonhardt (MDB), que encabeçou o documento.
O parlamentar reforçou ainda que procurou apoio junto à Câmara Federal. “Mesmo com o ofício encaminhado diretamente à Rumo, solicitei também a intervenção do Deputado Federal Baleia Rossi, pois trata-se de uma concessão federal. Prontamente o Deputado atendeu o pedido e também encaminhou ofício à Diretoria Executiva da empresa, reforçando o movimento político que iniciamos.”
Hernani lembrou que o impacto da retirada das oficinas deve ser financeiro e social. “Uma de nossas maiores preocupações é em relação à manutenção dos empregos. Por esse motivo, no dia seguinte ao início dos rumores da saída da empresa, fiz contato com o Sindicato dos Ferroviários para entender o impacto na cidade. Com a estimativa do fechamento de cerca de 500 postos de trabalho, decidimos então iniciar o movimento para, ao menos, abrir diálogo com a Rumo e tentarmos encontrar uma solução eficiente para a situação.”
Ao Diário do Rio Claro, o vereador lembrou, ainda, da relação história entre o município e as oficinas de trens. “Rio Claro é uma cidade que cresceu no entorno das linhas de trem. A história da ferrovia se confunde com a história da própria cidade. Os trens passam por aqui desde 1830, então há um legado histórico, cultural, social e econômico que não podemos ignorar”, concluiu.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro