O Projeto Paz na Escola “Movimento antidrogas” é idealizado pela Ong Agas – Associação do Grupo Amigos da Solidariedade, com o objetivo de levar informação e prevenir o envolvimento de jovens com as drogas.
O programa teve seu reinicio este ano na Escola Estadual Oscália Góes Correa Santos com duas apresentações nos dias 3 e 4 de setembro. “Acompanhado de uma produção de som, luz, iluminação e efeitos especiais, passamos uma mensagem motivacional através da música, onde temos uma linguagem fácil e inovadora de falar com jovens.
Nesta edição, contamos ainda com apoio do artista de rua Willian malabarista e Cia, bem como dançarinos profissionais”, explicou o coordenador Emerson Santana.
Ele ressalta que a participação e adesão dos jovens tem sido muito positiva, além da receptividade das escolas. “Desde já, quero agradecer a direção de cada escola por abrir as portas para esse projeto social”, diz.
Além do show, cada apresentação conta também com depoimentos de ex-dependentes químicos que foram parar no “fundo do poço”, mas que conseguiram se livrar das drogas. “Visamos alertar adultos, jovens e crianças para nem experimentaram qualquer tipo de droga, pois, uma vez experimentado, poderão ficar dependente por completo e, muitas vezes, sem conseguir sair”, declarou um dos organizadores, Silvio Santana.
O projeto vai passar por mais cinco escolas estaduais de Rio Claro neste segundo semestre, encerrando com o “Encontrão das escolas” marcado para o dia 24 de novembro, no Espaço Rota Livre. “Pretendemos expandir para todas as escolas públicas e privadas, incentivando e estimulando jovens e adolescentes a fazerem uma careta para as drogas em nosso painel com o tema ‘Sou careta, drogas Bah!’”, conclui Emerson.