De uma lado a Cabo PM Solange, do outro a pequena Jany que completou 8 anos nessa terça-feira (24). O que elas têm em comum e como os caminhos se cruzaram? A Cabo tem 23 anos de Polícia Militar, já se deparou com inúmeras situações, aquelas nem sempre agradáveis ao cumprir sua missão e seu juramento, mas também já se deparou com muitas outras positivas, mas nem imaginava que no último sábado (21) teria uma dessas histórias de alegria para contar. Ela estava em mais um dia de trabalho na 1ºCIA do 37BPM/I de Rio Claro quando a menina chegou ao local e já agindo como uma verdadeira policial. “Quando ela chegou prestou continência e abriu um sorriso tão gostoso. Os olhos brilhavam num contentamento por algo que pra nós é tão simples que cativou na hora”, declarou ao Diário do Rio Claro a Cabo Solange.
Um dos pontos em comum é que as duas admiram a profissão de policial, a Cabo conseguiu realizar seu sonho de criança. “Quando criança brincava muito de super herói. De polícia e bandido (nunca queria ser o bandido). Meu irmão ingressou na PM em 1985 quando da morte de nosso pai, daí o desejo só aumentou. Me identifiquei sim, pela admiração a Polícia Militar. Quando eu era criança ficava encantada ao ver um policial. Na época eram aquelas viaturas preta e vermelha”, relembrou a Cabo que atua no Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar (Proerd), desde 2011. “É muito especial quando chegam até você e dizem que vão estudar e se esforçar para serem policiais. Meu esposo também é policial militar. É sargento reformado. Ingressou na PM em 1985. Uma semana antes do meu irmão. São amigos desde os tempos de colégio. E acabamos nos casando um tempo depois do meu ingresso. Estamos todos em família”, destacou a paixão da família pelo trabalho.
ADMIRAÇÃO
E é exatamente assim que a Jany se sente e não tem dúvidas do que quer para o seu futuro. “É uma profissão de respeito, educação de segurança. Eles podem prender ladrão e deixar toda comunidade feliz”, disse a menina ao Diário ao contar o seu grande sonho de ser policial.
A avó Tânia reforça. “Ela adora ver as policiais trabalhando, vendo dirigir viatura, quando passa perto ela acena. Acha muito lindo o trabalho da polícia. Eu falo que tem que estudar muito, se ela tem vocação de ser policial, estuda bastante que você vai conseguir. É uma profissão boa”, contou.
Se o desejo já era grande, só aumentou ao ser recepcionada por seus heróis na 1º Cia, ao lado da avó Tânia Cristina Alves e da mãe Thainá Cristina Alves, pode tirar fotos e conhecer as viaturas. “Gostei muito, foi um dia especial, parecia que eu já estava trabalhando”, contou a aniversariante em homenagem a todos que se dedicam em servir e proteger a sociedade em especial no Dia do Soldado que é comemorado neste dia 25 de agosto.
A data foi escolhida em 1923 para homenagear Luís Alves de Lima e Silva, o grande militar Duque de Caxias, que é também patrono do Exército Brasileiro. Conhecido ainda como pacificador e estadista. O amor pela pátria está presente em cada um que se disponibiliza todos os dias, arriscando a própria vida em prol do bem-estar da população e este que também a menina Jany pretende seguir.
CONVIDADOS DE HONRA
Persistência e determinação fazem parte da vida de um policial, características que facilmente são identificadas também na futura PM Jany. Ao preparar a sua festinha, mais uma vez não hesitou ao declarar quem seriam seus convidados de honra. E disse a avó: “No meu aniversário eu quero a presença dos policiais”. O pedido da pequena “soldado” foi acatado e, sim, ela pode contar com as visitas ilustres do Cabo Tiago e do Soldado Nogueira da Patrulha Rural da Polícia Militar de Rio Claro que marcaram presença na comemoração, puderam conhecer a história da aniversariante, tirar fotos e dar conselhos para a pequena.
O sonho de ser policial faz parte do imaginário de muitas crianças. O contato com Jany fez o Cabo Tiago se emocionar e reviver um pouco do passado. “Fomos convidados para ir no sítio, uma família humilde, do bem, que nos recebeu com muito carinho e generosidade pelo nosso trabalho. O contato foi bem emocionante, me fez relembrar do passado, que o meu também foi bem humilde, mas sempre tive ajuda da minha família, da minha mãe principalmente. É muito importante quando temos apoio para buscar a realização dos nossos sonhos. Quando você alcança, é visto como um exemplo e pode retribuir, para uma criança é gratificante”, contou o Cabo Tiago que está na Polícia Militar há quase 13 anos, disse que sempre gostou de estudar, apesar de não ter muita condição, batalhou e conseguiu passar no concurso da Polícia Militar. “Eu já admirava desde a infância e hoje faço parte. É uma satisfação inspirar, porque quando era menino também tinha o sonho, o meu foi conquistado com garra e determinação e eu espero que ela continue sendo uma menina muito guerreira e determinada. Com certeza vai conseguir realizar o dela.”
O dia tão especial não poderia deixar de terminar com bolo, salgadinhos, os parabéns e, claro, com o pedido de que o desejo da pequena seja realizado. “Conselho que dei para seguir firme, educada, obedecer, estudar e não desistir”, ressaltou o Cabo Tiago ao se despedir. Alguém duvida que a anfitriã deixou as portas abertas para uma nova visita? “Eles foram todos muito atenciosos. Eu agradeço a todo mundo que ajudou a fazer a alegria da minha neta. Que Deus abençoe a todos.”
CABO SOLANGE
E será que o presente foi mesmo a Jany quem recebeu?
“Na verdade a Jany quem nos presenteou. Saber que o desejo de uma criança no dia do seu aniversário é tirar uma foto com os policiais que ela admira é algo sem explicação. Ficamos até sem palavras. É muito, muito gratificante.”
CABO TIAGO
“Não tem recompensa que pague o sorriso e admiração de uma criança pelo nosso trabalho. Poder retribuir com este gesto é satisfatório demais. É saber que estamos no caminho certo. É renovar as energias para voltar às ruas e cumprir nossa missão. É agradecer a Deus pelas oportunidades de pessoas especiais que cruzam o nosso caminho.”
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação