Como forma de valorizar os profissionais feirantes, o vereador Julinho Lopes é autor da lei que institui o “Dia do Feirante” no Calendário Oficial do Município de Rio Claro, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto e do Decreto Legislativo que concede a Medalha “Feirante do Ano”, a ser entregue todos os anos aos três feirantes que se destacaram.
A solenidade de entrega das medalhas acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 19h, na Câmara Municipal e prestará homenagem aos seguintes feirantes: José Geraldo Hecles, Pedro Luis Victoriano e Nathália Santos Vitor.
“A homenagem deste ano será ainda mais especial. Os feirantes, como boa parte dos profissionais autônomos, passaram por grandes dificuldades em decorrência da pandemia da Covid- 19 neste último um ano e meio. A cerimônia será uma forma de reconhecer o esforço e resiliência destes profissionais, que trabalham arduamente para comercializar sempre produtos de alta qualidade.”
PEDRO LUIS VICTORIANO
Pedro Luis Victoriano nasceu em 17 de março de 1970, no município de Rio Claro. É filho de Seu Pedro Victoriano e Dona Sueli Aparecida Victoriano. É casado com a Senhora Andreia Marçal Victoriano, pai de Igor Victoriano, de 27 anos e Erick Victoriano, de 22 anos, e avô de Isabelly. Foi criado no sítio até os 17 anos, quando a família se mudou para a cidade e o pai foi trabalhar, inicialmente, como pedreiro. Com o dinheiro conquistado adquiriu uma garapeira dando início ao legado da família. O pai trabalhou durante 22 anos vendendo caldo de cana e Pedro Luis Victoriano já está há 11 anos neste ramo. Além dele, mais três irmãos trabalham com a venda de caldo de cana. Pedro começou na Feira do Produtor quando ainda era nas dependências da secretaria de Agricultura e há aproximadamente 5 anos integra os feirantes na Vila Martins. Atualmente, Pedro conta com o trabalho da esposa e do filho para atender a clientela às terças e sextas-feiras na feira do Produtor. Enfrentou um período difícil com a pandemia, mas acredita que tudo vai melhorar.
JOSÉ GERALDO HECLES
José Geraldo Hecles nasceu em Rio Claro em 20 de dezembro de 1958. É pai de Sabrina Salete Hegles, Debora Fernandes Hegles, Paola Clara Hegles e avô de Gabriel. É filho de pescador e desde pequeno acompanhava o pai na venda de peixes pelas ruas da cidade. Sr. José viu ali uma oportunidade de trabalho e há aproximadamente 30 anos se dedica ao ofício de feirante. Com tino para a venda, Sr José conquistou sua clientela e aumentou os negócios. Atualmente, trabalha na feira do Cervezão comercializando peixes, aves e linguiças caseiras. E espera em breve retornar também para a Feira do São Benedito ao lado da companheira Ivonete Gaspar. Durante a semana, Sr José continua vendendo peixes pelas ruas de Rio Claro, sendo já conhecido pelos bairros que percorre.
NATHÁLIA SANTOS VITOR
Nathália Santos Vitor nasceu em Rio Claro em 14 de fevereiro de 1986. É filha do Senhor Francisco de Paula e Dona Raquel Oliveira. Com influência do trabalho da mãe, que é formada em Gastronomia e possui um trabalho social ensinando mulheres a ter renda própria, Nathália viu neste ramo uma forma de ter o próprio trabalho e conquistar seu espaço. No início, como ela mesma diz, era para ser algo temporário, mas acabou se tornando a profissão principal. Em abril de 2012, começou seu trabalho na feira do São Benedito com bolos em pedaços, sempre com produtos novos para agradar a clientela. E em pouco tempo, o conquistou o paladar dos e clientes e começou a vender bolos inteiros. Hoje, seus produtos são reconhecidos e fazem sucesso por Rio Claro.
Foto: Divulgação