Integrar os 645 municípios paulistas à Governança Interfederativa proposta na nova regionalização estadual. É com este objetivo que o Governo de São Paulo avança na criação dos Parlamentos Regionais. Na tarde de quinta-feira (19), o vereador Adriano La Torre (Progressistas) representou a Câmara de Rio Claro no evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Segundo o governador João Dória, presente no encontro, com a instituição das 31 novas Unidades Regionais, os representantes das Câmaras Municipais terão participação efetiva nos Conselhos de Desenvolvimento Regional do Estado. Cada região constituída também contará com um Conselho próprio com a atuação de vereadores de diferentes cidades.
Rio Claro integra o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba, região que conta com 1,5 milhão de pessoas. “Este é mais um passo para que os municípios, através do Legislativo, tenham mais espaço nas decisões do governo paulista”, comentou La Torre. “O vereador é o agente político mais próximo do cidadão. Por isso, precisa ter voz e vez na hora de decidir quais são as prioridades no atendimento de demandas”, completou o vereador de Rio Claro.
Presidente do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba, Gilmar Rotta, que preside a Câmara de Vereadores daquele município, também esteve presente no evento. “Com a nova regionalização, estamos preparando hoje o futuro de São Paulo”, comentou o vice-governador Rodrigo Garcia.
No encontro, o Governo de São Paulo também confirmou a criação da Região Metropolitana de Piracicaba por meio do Projeto de Lei Complementar 22/2021 aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo na quarta-feira (18/8). O vereador repercutiu a votação no parlamento paulista: “Vivemos a época onde os recursos são escassos e as demandas crescentes. Por isso, toda a movimentação política que possa projetar a nossa cidade de forma positiva neste cenário conta com meu apoio. O Parlamento Regional e a Região Metropolitana são espaços importantes para que Rio Claro possa ter suas reivindicações atendidas pelo governo paulista”, pontuou La Torre.
No evento, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória anunciou também dois programas: o Nossa Rua, que destina recursos para asfaltamento de vias de terras dos municípios paulistas e o Bolsa do Povo Educação, para os estudantes mais vulneráveis do ensino médio da rede estadual de Educação.
Foto: Divulgação