A respiração é primordial para todo ser humano, disso você não tem nenhuma dúvida, não é? Mas o que você talvez não saiba é que uma grande porcentagem da população respira mal e, segundo a Organização Mundial de Saúde, este é um fator principal do aumento de enfermidades.
Nos campeonatos de natação, os nadadores profissionais que mais se destacam nas competições, além de serem bem treinados, a qualidade primordial neles é dominar a respiração dentro da água. A respiração é a base da vida.
Quando uma pessoa que não sabe nadar, porque tem medo de se afogar, tem medo de deixar de respirar. Quando está com medo ela fica tensa e automaticamente respira mal, como quando se encontra estressada.
Quando o bebê chega ao mundo, sai do ventre da mãe, a primeira coisa que faz é respirar, por isso o médico aplica alguns tapinhas para assegurar que está respirando, o início da vida aqui na Terra. O mesmo acontece quando a pessoa encerra um ciclo de vida, ela sai do mundo, o último alento. A respiração é que faz a gente se manter no mundo.
O nadador de elite domina a respiração no meio aquático e não precisa fazer nenhum esforço para se manter flutuando, a ação de seus músculos e o foco direcionam seus movimentos precisos, a respiração acelerada e equilibrada. Ele parece estar se deslizando na água e isso facilita porque está focado em ir adiante e não manter-se boiando.
Do mesmo modo, a maioria das pessoas por não dominar a respiração correta vive lutando por manter-se “boiando” em sua vida, por subexistir, sobreviver economicamente, por tentar não ficar doente, por ter medo de ficar só, estão sem energia e energia é vida
Quando você domina a respiração corretamente sai do estado de sobrevivência e toma consciência de seu poder de escolha e com isso facilita a mudança que deseja realizar em sua vida. “Se controla a sua respiração, controla sua vida”, disse Dhalai Lama.
Em meu livro “Uma boca que quer crescer” enfatizo entre outras coisas a respiração ideal das crianças, fator primordial para o desenvolvimento correto dos ossos maxilares, posicionando corretamente os dentes na arcada dentária e evitando também com isso problemas respiratórios.
Se você respira corretamente, seu corpo acompanha o equilíbrio da conscientização, aquele “tempo” que você tem para você. É o momento em que pode-se preparar para entrar em ação nas coisas mais importantes que se propõe a fazer, saindo da zona de conforto, por isso tudo é que se diz: “A respiração domina o mundo”. Pense nisso!