A Fórmula E tem um novo campeão, e da forma mais dramática possível. Nyck de Vries, que parecia ter problemas sérios após uma classificação ruim, conseguiu manter o carro inteiro no domingo (15) e, mesmo sem vencer, levar o título em Berlim, em uma corrida de rivais batendo e abandonando.
A vitória ficou com Norman Nato, que já não tinha mais chances de título. É a primeira vitória do francês na categoria, levando a melhor em disputa com Oliver Rowland. O terceiro lugar coube a Stoffel Vandoorne, fechando o pódio. A zona de pontos teve ainda André Lotterer, Alexander Sims, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Nyck de Vries, René Rast e Tom Blomqvist.
Entre os brasileiros, Sette Câmara foi o 18° e Lucas Di Grassi, que havia vencido no sábado e ainda brigava pelo título, foi apenas o 20° colocado na corrida 2 e terminou o campeonato em 7º com 87 pontos. A etapa marcou a despedida da AUDI da categoria e assim, uma brilhante parceria entre o piloto e a marca alemã desde o início da categoria.
Com um discreto 8º lugar na prova, De Vries garantiu o título de pilotos com 99 pontos (sete a mais que Mortara) e ainda o título de construtores para a sua equipe, com o apoio dos 82 pontos de Vandoorne – MERCEDES (com 181 pontos).
Guilherme Salas e Fran Lara vencem a primeira da Porsche Cup Endurance
Segunda vitória consecutiva para Guilherme Salas e Fran Lara na série Endurance da Porsche Carrera Cup. Depois de dominarem a última etapa de 2020, em Interlagos, levaram a melhor também na prova que abriu o calendário de 2021, com direito ao primeiro lugar na classe Sport. Na GT3 Cup 3.8, festa de Rafael Suzuki e Lucas Salles, autores da pole na véspera. O segundo lugar no geral ficou com o Porsche #73, comandado por Enzo Elias e Jeff Giassi. A dupla do mais jovem campeão com os carros de competição mais produzidos no planeta e o maior nome da história do automobilismo virtual do Brasil levantou também a vitória na classe Trophy e o segundo lugar na Sport.
Depois de superar dificuldades no quali, Werner Neugebauer e Fabio Carbone fecharam no terceiro lugar. O pódio foi completado por outras duas tripulações da classe Sport: Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande; e Renan Pizii e Danilo Dirani.
Já pela categoria dos carros de motor 3.8, o pódio geral, além da dupla do carro #19, teve o #87 (Nelson Monteiro e Alan Hellmeister), o #888 (Lineu Pires e Beto Gresse vencendo inclusive na classe Sport), o #22 (Caio Castro e Tony Kanaan) e o #145 (Carlos Renaux e Vitor Baptista). Em sexto no geral, o #45, de Paulo Totaro e Marcio Mauro foi o vencedor na divisão Trophy.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação