Temas importantes que afetam o dia a dia das cidades da região, mecanismos que possam garantir a preservação do meio ambiente bem como o avanço descontrolado de ocupações ilegais em áreas públicas estão na pauta de debate do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) por meio de Julinho Lopes (Progressistas). Na reunião extraordinária realizada no auditório da Câmara de Piracicaba, na última terça-feira (10), o vereador protocolou ofícios junto à equipe administrativa para encaminhar os assuntos.
No primeiro deles, Ofício 554/2021, Julinho Lopes defende a regularização fundiária como forma eficaz de conter as ocupações ilegais em áreas públicas dos municípios. “Os transtornos causados por tal situação são diversos. Eles vão desde ligações clandestinas nas redes de água e esgoto até a utilização irregular de energia elétrica”, comentou o vereador.
Para Julinho Lopes, se faz necessário efetuar o cadastro destas famílias e também tomar providências para que assim que os casos sejam resolvidos as referidas áreas não sejam ocupadas por outras pessoas. “Estamos diante de um problema social em que os gestores públicos precisam ter atenção especial”, assinala.
No Ofício 555/2021, Julinho Lopes, que também atua como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, – defende a preservação do meio ambiente como forma de garantir o abastecimento hídrico na região.
O vereador do Progressistas tem como uma das suas prioridades de ação legislativa garantir o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para que o homem do campo possa ser estimulado a preservar as margens dos rios. “Erosão e assoreamento são alguns dos problemas que resultam na escassez hídrica. Temos de reverter esse quadro o quanto antes para que o nosso principal recurso natural, a água, possa se manter como um direito de todos”, alerta o parlamentar.
Protocolados, os ofícios seguem para discussão em Plenário, na reunião ordinária do Parlamento Regional marcada para o dia 14 de setembro em Rio Claro.
Foto: Divulgação