GCMS da equipe Canil e GAM localizam drogas com auxílio do cão farejador e prendem traficante na estação ferroviária
A ação foi registrada na noite de quinta-feira (5). GCMs da equipe Canil e do Grupamento com auxílio de motocicletas, efetuavam patrulhamento preventivo na Estação Ferroviária, onde funciona o terminal urbano de passageiros e abriga vagões de trens, quando avistaram três indivíduos em atitudes suspeitas. Um deles empreendeu fuga pulando um muro e deixou cair ao solo um pote. Ao verificar o interior do pote, os GCMs localizaram 13 invólucros contendo substâncias análogas a cocaína. Os Guardas conseguiram alcançar o indivíduo que fugiu e ao revistá-lo, encontraram em seu bolso, a quantia de R$319 em espécie. Os outros dois homens que estavam no local foram indagados a respeito dos fatos e confessaram que estavam tentando comprar drogas do indivíduo que fugiu no momento em que os Guardas chegaram. Diante dos fatos, foi realizada uma varredura no ambiente com auxílio do cão farejador Madonna, e foram encontradas mais 245 porções de maconha e 90 pedras de crack. O indivíduo que havia tentado fuga, confessou aos Guardas a propriedade das drogas, motivo pelo qual recebeu voz de prisão dos GCMs e foi encaminhado ao Plantão Policial, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.
Guarda Civil Municipal de Rio Claro apreende adolescente na prática de tráfico de entorpecentes
Na manhã de quinta-feira (5), uma equipe de GCMs efetuava patrulhamento preventivo pelo Jardim Araucária, quando avistou um indivíduo em local já conhecido pela prática do tráfico de drogas, e ao avistar a viatura da GCM tentou fugir, que motivou a fundada suspeita, motivo pelo qual foi abordado. Em revista pessoal, encontraram em sua posse, trinta porções de uma substância semelhante a cocaína e a quantia de nove reais em espécie. O adolescente foi apresentado no plantão policial, juntamente com o entorpecente e o dinheiro apreendido. A autoridade policial constatou que ele tinha diversas passagens pela prática de tráfico de drogas, o que determinou sua apreensão e encaminhamento à Fundação Casa de Piracicaba.
Guardas da Equipe de Proteção Ambiental e Animal realizam averiguações de infrações ambientais e maus tratos a animais
GCMS da Equipe de Proteção Ambiental e Animal, na tarde de quinta-feira (5), em posse de denúncias emitidas pela Ouvidoria Geral da Guarda Civil Municipal, realizaram diligências nos bairros Santa Elisa, Mãe Preta e Nova Rio Claro, para averiguação de possíveis maus tratos a animais e infrações ambientais. Nos locais averiguados, os GCMs não constataram os maus tratos, porém, no bairro Mãe Preta, foi localizado um depósito de materiais recicláveis a céu aberto, em desacordo ao Decreto Municipal de número 11519/19, que tipifica em seu artigo de número 72, a infração ambiental de lançar resíduos sólidos a céu aberto. Diante dos fatos, foi lavrado pela equipe, um Auto de Infração Ambiental. A inquilina do local foi orientada quanto às providências a serem tomadas para regularização do local.
Operação São Paulo Mais Seguro detém 172 pessoas e apreende quase 213 quilos de drogas
A Polícia Militar desencadeou entre as madrugadas de quinta-feira (5) e sexta-feira (6), a 89º edição da Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo. A ação tem a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime.
Com a mobilização de 16.304 policiais militares e emprego de 7.270 viaturas e 11 helicópteros, as atividades foram distribuídas em 1.386 pontos estratégicos apontados pelo serviço de inteligência da PM, para impedir possíveis ações criminosas. A ação resultou na detenção de 172 pessoas, sendo 123 presas e/ou apreendidas e 49 procurados pela Justiça capturados. Também foi apreendida mais de 212,9 quilos de drogas e cinco armas de fogo ilegais. Durante a operação mais de 9,1 mil veículos foram vistoriados, sendo recuperados 25 oriundos de roubo ou furto. A PM também autuou 43 motoristas por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante.
Foto: Divulgação