As atividades na Fundação Casa de Rio Claro foram encerradas, e desde esse domingo (1º) a unidade não está em funcionamento, portanto os menores infratores apreendidos não serão mais atendidos na cidade. Os menores que recebiam medidas socioeducativas no local foram transferidos para outros municípios.
Agora, os adolescentes apreendidos em situação que seja determinada a internação, passam a ser encaminhados para outras unidades. Uma das apreensões de domingo (1º) resultou no encaminhamento para a Fundação Casa de Piracicaba.
Após a apreensão por tráfico de drogas no Boa Vista, Guardas Civis Municipais realizaram sua condução para a cidade vizinha. O menor teve sua apreensão decretada pelo Delegado de Polícia plantonista e encaminhou-o através da GCM para a Casa de Piracicaba/SP. A condução ocorreu sem complicações. Familiares foram comunicados de sua apreensão.
A Fundação Casa comunicou no último dia 27 que o atendimento na unidade de Rio Claro seria suspenso, assim como em outros 22 centros socioeducativos espalhados pelo Estado de São Paulo.
O centro de Rio Claro tinha capacidade de 56 vagas, e atendia até o encerramento, 49 adolescentes que foram transferidos.
A ocorrência
A ocorrência de apreensão do menor foi registrada na noite de domingo (1º) por equipes do Canil e GAM da GCM. Os guardas realizavam patrulhamento preventivo conjunto no bairro Boa Vista, quando avistaram um adolescente que ao perceber a aproximação das viaturas tentou correr, motivo pelo qual, por fundada suspeita, foi abordado e revistado. Em sua posse, foram localizadas dez porções de substância semelhante a cocaína e crack e a quantia de R$55 em espécie, provenientes da venda de entorpecentes. Ao realizar varredura no mato próximo ao menor, foram encontradas mais cento e sessenta e sete porções de cocaína e crack. Diante dos fatos, o adolescente e toda a droga foram encaminhados ao plantão de polícia. O delegado plantonista determinou a imediata apreensão do adolescente que foi encaminhado para a cidade de Piracicaba.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação