GCM deflagra Operação “Saturação” na zona rural após solicitação de vereador
A Guarda Civil Municipal realizou neste final de semana a operação “Saturação”, com o objetivo de coibir a criminalidade na zona rural e distritos de Rio Claro. A operação foi deflagrada após solicitação do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt (MDB). A ação contou com viaturas da GCM, Equipe Canil, Ambiental, GAM (Grupamento de Apoio com Motocicletas) e de agentes de trânsito. Também foi utilizado o drone “Guardião Azul” para mapear rotas de fuga e dar suporte à operação.
Segundo informado pelo parlamentar, a operação foi desencadeada após reunião realizada recentemente com o Secretário Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Sistema Viário, Dr. Otávio Balbão. “Estive há cerca de duas semanas com o Secretário de Segurança, onde conversamos sobre o avanço da criminalidade na zona rural. Recebo quase diariamente notícias de furtos de gado e assaltos à residências rurais.”. Hernani destacou ainda que houve um grande planejamento por parte do comando da GCM, que mapeou os principais locais e estradas rurais utilizadas pelos criminosos. “Essa ação não é pontual, ela será periódica e realizada em dias e horários alternados, que não serão divulgados. A GCM realizou um importante trabalho de inteligência, que deverá começar a surtir efeito imediatamente.”, finalizou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Rodrigo Gonçalves, frisou a necessidade de ações coordenadas. “A criminalidade no campo e na cidade se combate com efetividade e inteligência. A Guarda Civil estará sempre à disposição das pessoas de bem de Rio Claro.”
De acordo com o Setor de Estatística, Inteligência e Comunicação Social da GCM, nesse primeiro final de semana foram abordados 16 veículos e 5 pessoas em atitudes suspeitas. Os GCMs realizaram ainda contato pessoal com dezenas de sitiantes.
Luciano Bonsucesso confirma liberação de trecho para asfaltamento no Novo Wenzel
Investimentos no sistema viário do município facilitam a mobilidade urbana de várias formas. São fundamentais nos trechos onde o fluxo de veículos é intenso mas também em regiões periféricas onde pedestres ainda sofrem com a falta do asfalto. A partir desta análise, o vereador Luciano Bonsucesso (PL), entre suas bandeiras de luta em prol das famílias que moram na região do Jardim Novo Wenzel, defende que o trecho de rua entre as Avenidas 7 e 9, no referido bairro, seja liberado para a Prefeitura para que a pavimentação asfáltica possa ser feita facilitando em muito a saída ou chegada das famílias a creche.
Na última segunda-feira (26), o prefeito Gustavo Perissinotto atendeu esta demanda que se arrastava há vários anos sem solução. “A iniciativa atende um pedido de muitos anos dos moradores daquela região e também tem sido apresentado pelo vereador Luciano Bonsucesso”, observa o prefeito ao detalhar que o município estará respaldado juridicamente para pavimentar a via pública, principal acesso à Escola Municipal Caminho da Vida Professora Margarida Penteado.
Para Luciano Bonsucesso trata-se de uma conquista importante para as famílias do Novo Wenzel , Bonsucesso e Bom Retiro. “Nas épocas chuvas, crianças sofram para acessar a escola. O mesmo acontece com trabalhadores que precisam passar pelo trecho diariamente”, comentou o vereador. “Agradeço aqui a administração municipal por entender da importância deste ato”, comentou Luciano no encontro com o prefeito Perissinotto.
Prefeitura faz novas melhorias em via do bairro Wenzel
Mais um trecho de via sem asfalto que estava em condições críticas recebeu melhorias da prefeitura de Rio Claro. Na segunda-feira (26), o serviço foi executado na Avenida 40 entre as ruas 17 e 21, localizado entre os bairros Wenzel e Matheus Maniero.
Em trecho de aproximadamente 300 metros, equipe da Secretaria Municipal de Obras fez o nivelamento e compactação da via para dar maior resistência ao solo, além de correções, com a eliminação de depressões e erosões, viabilizando condições adequadas de tráfego no local que estava bastante danificado.
“Estamos sempre vistoriando locais com vias não pavimentadas para, dentro de um cronograma, realizar os reparos em um trabalho contínuo”, afirma o secretário municipal de Obras, Ivan De Domenico, ressaltando que esta é a terceira vez que o trecho recebe reparos neste ano.
Com extenso cronograma elaborado, vistorias estão sempre sendo feitas nas vias não pavimentadas, como em outros trechos em estado crítico de trafegabilidade.