De janeiro a agosto deste ano, a prefeitura de Rio Claro castrou mais de 2.600 cães e gatos no serviço gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O número supera a média de 2.200 castrações anuais registradas desde que o serviço começou a ser realizado, em 2011. Nesses oito anos, o município esterilizou cerca de 18.270 animais.
Mesmo com o impulso no atendimento registrado neste ano, a avaliação do CCZ é de que mais animais poderiam ter sido castrados. “Se todas as pessoas que agendaram o procedimento tivessem levado seus animais, teríamos ultrapassado a marca de 3.200 cães e gatos castrados de janeiro a agosto”, informa Nildes Ferreira, do setor de agendamento do CCZ. Em muitos casos, a prefeitura tem dificuldade para entrar em contato com os donos, que mudam o número de telefone. A Secretaria Municipal de Saúde pede que essas pessoas façam novo contato para reagendamento da castração.
O CCZ reforça a orientação para que os agendamentos sejam cumpridos, ou a ausência seja informada com, pelo menos, dois dias de antecedência para que haja tempo hábil de encaixar outro animal no horário do ausente.
Outras informações sobre cadastramento e agendamento podem ser obtidas por meio dos telefones 3535-4441 ou 3533-7155.