A cidade de Rio Claro registrou nessa terça-feira (20) a temperatura mais baixa em 26 anos. Os termômetros marcaram -1.4°C na estação meteorológica do Ceapla na Unesp. Conforme o técnico da estação Carlo Burigo, o registro foi às 7h20. Em alguns pontos da cidade, vegetação e carros amanheceram cobertos por gelo. Já da série histórica do Ceapla o dia de ontem foi o terceiro mais frio desde 1994. Os registros apontam que a temperatura mais baixa foi em 10 de julho de 1994 com 1.8°C negativo, em 20 de junho de 1994, os termômetros marcaram -1.6°C e agora nessa terça-feira, os rio-clarenses encararam novamente o clima mais gelado.
O que deve predominar nos próximos dias, até sábado a previsão aponta variação entre 6 e 8 graus, mas com possibilidades de atingirem menores ainda. A temperatura máxima nessa terça-feira (20) em Rio Claro foi de 22.4°C. “Essa amplitude que acaba fazendo mal para a saúde, ou seja muito baixa de manhã e à tarde as temperaturas aumentam”, observou Burigo ao mencionar também a umidade relativa do ar que se encontra em estado de atenção no município, na região da Floresta onde a Estação está localizada o índice foi de 20%, sendo que em região com menos arborização pode ter ficado abaixo de 20 atingindo estado de alerta.
O tempo seco também deve predominar, pois não há previsão de chuva até a próxima segunda-feira. Em 1994, quando as temperaturas foram baixas, o tempo seco também permaneceu com 83 dias sem chuva. Em Rio Claro a última chuva com volume considerável ocorreu há quase um mês, em 23 de junho, com 10 milímetros. Burigo destaca que a previsão para este período já era de pouca chuva.
REGIÃO
A cidade de Corumbataí registrou a mínima de -4.5°C às 7 horas da manhã dessa segunda-feira (19). Já às 7 horas dessa terça-feira (20) os termômetros marcaram na cidade -4.3°C deixando o município com temperatura mais baixa no estado, de acordo com o Ciiagro (Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo).
Cordeirópolis também registrou o dia mais frio com -1.9°C na segunda-feira (19), sendo uma das temperaturas também mais baixas na região.
Por Janaina Moro / Foto: Odmar Bertanha