Na década de 80 a então Heliocopy, comércio que atendia no Centro de Rio Claro, em uma sala alugada da família Reginato (irmãos Wilson e Renan), funcionava como embrião do que mais tarde viria a ser a Xerocopy, comércio que atua há mais de 30 anos em Rio Claro como negócio de família. Para comemorar o aniversário de 36 anos da loja 1, localizada na Rua 3, haverá pipoca e doces julinos para o público no período da manhã e a comemoração de 5 anos da filial, que fica na loja 36 do Savegnago Supermercados, acontece no período da tarde, na próxima quarta-feira, dia 21 de julho.
Rachel Wehmuth Pucci, hoje aposentada e fundadora da Xerocopy, relembra que tudo começou a partir de um convite de seu irmão, Adalberto Wehmuth, e a sua cunhada, Elaine Gomes Wehmuth, para que assumisse os trabalhos de fotocópias realizados por duas pequenas máquinas em preto e branco na Heliocopy. “Eles também faziam cópias heliográficas, que eram cópias por metro a base de amônia e queriam parar com os serviços de cópias. Minha filha Juliana estava com 3 anos e eu estava grávida da caçula, Janayna. Na época, meu marido, Jorge, trabalhava em Limeira e eu pensei que poderia ser uma oportunidade de trabalharmos juntos em Rio Claro para ficarmos mais próximos de nossas filhas”, relembra.
No início de 1985, Rachel assumiu os serviços de fotocópias junto ao negócio de seu irmão, fundando a Xerocopy. Juntos, mudaram para a esquina da Rua 3 com a Avenida 5 (onde hoje é o Grupo Ginástico) e, em 1986, Jorge Pucci deixou seu trabalho em Limeira e veio trabalhar com serviços de fotocópia junto da esposa.
A partir daí a Xerocopy só cresceu. Rachel e Jorge trabalharam juntos por mais de 30 anos. Com a chegada de Jorge ao negócio, os serviços aumentaram e eles passaram a trabalhar também com carimbos. “Assim que conseguimos, investimos em uma máquina copiadora mais moderna e colorida. Foi a primeira máquina fotocopiadora colorida da cidade”, conta Rachel, orgulhosa de relembrar sua trajetória profissional.
Um novo passo
Em 2002, a Xerocopy se mudou para um imóvel na Rua 3, entre as avenidas 5 e 7, permanecendo no Centro, onde atualmente é a loja 1. Em 2006, a Xerocopy adquiriu a Heliocopy e, mais uma vez, para modernizar os serviços, o casal investiu em uma máquina de cópia de plantas digitais coloridas, sendo mais uma vez pioneira na aquisição de uma máquina de plotagem em Rio Claro.
“Ao longo desses anos, fomos nos modernizando. Adquirimos máquinas digitais, carimbo digital, encadernadora elétrica, serviços de plastificação mais modernos e passamos a oferecer outros serviços, como produção de cartões de visitas, banners etc.”, conta Rachel.
Em 2013, já aposentados, Jorge e Rachel entenderam que era hora de parar: “Chamamos a Janayna, nossa filha, para conversar e perguntamos se ela gostaria de dar continuidade ao trabalho da Xerocopy. Na época, ela morava em São Paulo e aceitou voltar para Rio Claro. Com muita dedicação e sabedoria, ela logo entendeu o negócio e, então, com sua juventude, trouxe para a Xerocopy modernidade e tecnologia”, afirma Rachel.
Janayna Wehmuth Pucci tem 36 anos e está à frente da Xerocopy desde 2013. Nesses oito anos, além de modernidade, Janayna expandiu o negócio de família: “Quando entrei na Xerocopy, compartilhamos a gestão, meus pais e eu, por mais de dois anos. Eles sempre me deram liberdade para trabalhar e colocar ideias em prática, o que foi importante para o meu desenvolvimento como gestora de um negócio”, disse.
Em 2016, a Xerocopy inaugurou uma filial na cidade, que completa 5 anos no dia 21 de julho. “Recebemos a proposta de alugar uma sala no espaço onde funciona o supermercado Savegnago e vi como uma oportunidade de expansão”, explica. A filial é coordenada pela empresária Natália Di Lara Bueno.
Tecnologia, Modernidade e Inovação
Em pesquisa divulgada no primeiro semestre de 2020, o IBGE afirma que cerca de 80% da população brasileira possui um aparelho celular. Chamados de smartphones, os celulares, hoje, armazenam uma série de documentos pessoais e profissionais, até os chamados e-books. Este dado leva a refletir que os serviços de comércios como o da Xerocopy precisaram se reinventar.
“A Xerocopy sempre teve em sua essência a necessidade de modernidade e inovação. Por duas vezes, meus pais foram os pioneiros em adquirir equipamentos mais modernos para seu negócio. Eu vim para dar continuidade a essa tradição”, avalia Janayna.
Dentre as mudanças que foram realizadas, Janayna destaca: atualização dos sistemas de notas e cobranças, atividades definidas para cada membro da equipe, política de relacionamento com cliente e expansão dos serviços: “hoje, trabalhamos com impressão de fotos de alta qualidade, digitalização de materiais e documentos e desenvolvimento de layouts para divulgações on-line e offline”, conta ela; além de manter os serviços de fotocópias, plotagem, encadernação etc.
Outro diferencial oferecido pela Xerocopy é o atendimento de serviços on-line, que consiste em prestar auxílio às pessoas que têm dificuldade de realizar operações na web. “Hoje em dia, é preciso realizar um cadastro on-line para qualquer coisa, como por exemplo, agendar um atendimento. As pessoas podem vir até a loja e nós disponibilizamos o acesso a um computador no balcão para que seja possível auxiliar em suas dificuldades”, explica.
“O mais interessante é que, de certa maneira, a Xerocopy nasceu devido à chegada da Janayna e, hoje, por meio de sua dedicação e desejo de crescer, renovar e ampliar, estamos comemorando o aniversário das duas lojas”, finaliza Rachel.
Fotos: Divulgação