Vereador obtém recursos para a área da saúde
O vereador Irander Augusto através do deputado federal Marcos Pereira conseguiu emenda parlamentar de R$500 mil para a reforma do posto PSF do Benjamim de Castro e do Jardim Guanabara.
Vereador solicita que leitos de UTI sejam mantidos após a pandemia
Ofício do vereador Serginho Carnevale, direcionado ao Prefeito Municipal, solicita que seja declarada oficialmente a intenção de manter o mesmo número de leitos públicos de enfermaria e UTI para o enfrentamento de outras doenças pós-Covid-19, visando atenuar a carência de leitos em RC. “Em algum momento (espero) a Covid ficará no passado triste de todos nós. Mas, a histórica carência de leitos não seria resolvida com a manutenção desta estrutura de enfermaria e UTI no ambiente municipal? Peço, neste requerimento, posicionamento oficial do Prefeito, principalmente focando no futuro sem Covid-19, mas com todas as outras complexidades de doenças e enfermidades da saúde de Rio Claro”, destacou o parlamentar.
Pedido de vereadores é atendido e lactantes são incluídas no plano de vacinação
A inclusão das lactantes no plano de vacinação contra Covid-19 foi defendida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no documento científico “Vacinação contra covid-19 em lactantes”. O tema ganhou repercussão nacional e se transformou em uma luta, uma vez que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a imunização deste grupo.
Em Rio Claro, os vereadores Serginho Carnevale (Democratas) e Carol Gomes (Cidadania) encamparam a iniciativa e se juntaram ao grupo de lactantes do município para inclusão do grupo no plano municipal de vacinação. Depois de um requerimento assinado pelos dois vereadores e de reuniões realizadas com o poder Executivo, o esforço dos parlamentares gerou frutos e a prefeitura anunciou nesta quarta-feira (7) que a vacinação das lactantes começa nos próximos dias.
“Este anúncio é resultado de um trabalho muito intenso que realizamos, mas, sobretudo, é uma vitória para as lactantes, que agora poderão se imunizar e estarem resguardadas contra o Covid-19”, disse Carnevale. Carol Gomes comemorou o feito: “Fiquei emocionada com o anúncio e como mulher sei da importância desta luta e desta conquista, que é de todas as lactantes de Rio Claro, mas das mães que lutaram juntas essa batalha”.
Inicialmente serão vacinadas as lactantes que já estavam cadastradas na Vigilância Epidemiológica, mas novo cadastro deve ser aberto. Podem se vacinar as lactantes que amamentam crianças com até 1 ano de idade.
Val Demarchi busca informações sobre os gastos da Fundação de Saúde
Através de requerimentos aprovados pela Câmara Municipal na última segunda-feira (5) – 2045 e 2046/2021 – o vereador Val Demarchi solicita à Prefeitura informações sobre os gastos da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
No Requerimento 2045, o democrata solicita informações sobre a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de telefonia móvel pessoal com aparelhos/equipamentos e linhas em regime de comodato por 24 meses para atender a Fundação Municipal de Saúde no valor de R$ 203.496,00. “Este requerimento visa apurar quais são as linhas disponibilizadas por meio deste contrato, linha por linha, e quem são os servidores/cargos contemplados com as mesmas”, disse o vereador.
No Requerimento 2046, Val Demarchi busca informações sobre a locação de imóvel realizada pela Fundação Municipal de Saúde por meio da Dispensa de licitação nº 195/2021. Segundo ele, em recente pronunciamento feito na Câmara, em audiência pública, o secretário municipal de Administração, Rogério Marchetti, enfatizou que havia muitos imóveis locados pela administração e que a intenção do governo é de diminuir este ônus para municipalidade. “Solicito à Prefeitura que encaminhe a lista de imóveis locados pela Fundação Municipal de Saúde, contendo endereço, valor e finalidade das locações”, finalizou o vereador.
Foto: Divulgação