A vacinação contra a Covid em Rio Claro nesta terça-feira (13) será exclusivamente para atendimento de gestantes e puérperas e aplicação de segundas doses. A vacinação será no Centro Cultural das 8 às 13 horas. O município não possui doses de vacina para continuar a vacinação dos demais públicos. Tão logo o governo estadual envie novo lote ao município, a vacinação por faixa etária será retomada.
Para serem vacinadas, gestantes e puérperas devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. Às gestantes também é obrigatório cartão de pré-natal e para as puérperas é necessário a certidão de nascimento da criança, comprovando parto há no máximo 45 dias.
As segundas doses serão aplicadas em quem foi vacinado com a Coronavac/Butantan até 18 de junho e nas pessoas que receberam a Oxford/Astrazeneca até 20 de abril. Neste caso, também deve ser apresentando o comprovante da primeira dose.
Todos com mais de 18 anos devem fazer o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza o atendimento. Assim, quando chegar a vez de ser vacinada, a pessoa já estará com o cadastro realizado.
Rio Claro aplicou quase 136 mil doses de vacina contra a Covid
Rio Claro aplicou 98.662 primeiras doses de vacina contra a Covid, 32.508 segundas doses e 4.796 vacinas de dose única. Conforme números da Secretaria Municipal de Saúde, ao todo são 135.966 doses aplicadas.
Percentualmente, 49,73% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid e 17,93% está com o esquema vacinal completo. Os percentuais são calculados com base em números do IBGE, que estima que a população de Rio Claro é de 208.008 pessoas.
A vacinação em Rio Claro é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera.
Foto: Divulgação