Em 2017, depois de alguns passeios por Analândia e de se encantar com a natureza exuberante, o fotógrafo e jornalista André Luís Ferreira se empolgou tanto que acabou sendo convidado a trabalhar em algo a respeito do assunto.
Foi aí então que surgiu a ideia de um festival fotográfico.
“A ideia inicial foi transformar Analândia em uma Galeria de Arte Fotográfica, nascendo, assim, o projeto ‘Analândia Cidade Fotográfica’”, comenta André Luis.
Em 2017, em sua primeira edição, o festival de fotografia da Estância Climática de Analândia apresentou simultaneamente dez exposições fotográficas, oito workshops de diversos temas e 15 palestras sobre fotografia. O evento aconteceu entre os dias 2 e 5 de novembro e reuniu fotógrafos profissionais e amadores de todos os cantos do estado.
O festival fez tanto sucesso em 2017 que, em 2018, acontece a segunda edição com o apoio da Prefeitura Municipal de Analândia, cuja programação acontecerá de 14 a 18 de novembro.
“O objetivo principal desse festival fotográfico é compartilhar o conhecimento fotográfico com todos. Além disso, Analândia tem paisagens e uma beleza natural incrível que todos deveriam conhecer e fotografar”, se empolga André Luis.
Neste ano, o festival continua com a proposta de levar arte e cultura a todos através da fotografia. Atividades e workshops ao ar livre são algumas das atrações de 2018.
Grandes nomes da fotografia também estarão presentes, como Thales Trigo, J.A. Sarquis e Marcos Piffer.
Concurso terá mais novidades neste ano
- Outras atividades serão divulgadas em breve na página do facebook do festival, o https://www.facebook.com/analandiacidadefotografica/ e também no canal do Youtube, o Cidade Fotográfica.
- Concurso Fotográfico – A natureza, principal atrativo da cidade de Analândia, será tema de um concurso fotográfico como uma das novidades do festival deste ano. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro e mais informações podem ser obtidas no site https://cidadefotografica.wixsite.com/analandia. Vale lembrar que alguns workshops já estão com as inscrições esgotadas devido à grande procura.