Fruto de um parceria com uma premiada empresa de tradução alemã, o livro “Regionalização e Acesso” do professor e pesquisador Antonio Archangelo, já está à venda em oito idiomas. Agora, leitores da América Latina, Europa, Rússia e outros lugares do mundo terão a chance de ler a obra confeccionada como dissertação para obtenção do título “Mestre em Gestão da Clínica”, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra foi traduzida para o alemão, inglês, espanhol, francês, italiano, holandês, polonês e russo.
O livro evidencia a revisão integrativa que buscou promover reflexões sobre a “regionalização” e o “acesso” no momento que o pesquisador ocupava função diretiva na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, SP, que administra o Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião.
“Através de um gerente obtive acesso a chamada Programação Pactuada Integrada (PPI) e passei a tentar entender o porquê os usuários da cidade não estavam tendo acesso adequado aos serviços e como era feito este controle. O objeto de estudo iniciou-se com um trabalho de conclusão de curso no MBA em Auditoria em Saúde, o que me evidenciou a necessidade de aprofundar sobre o que de fato era a regionalização e sua relação com acesso”, afirma o pesquisador.
“Em síntese, há dificuldades ao se analisar só os trabalhos e pesquisas acadêmicas em promover a relação entre a estratégia de regionalização dos serviços de saúde e o acesso. Mas é evidente a necessidade de uma melhor compreensão multidisciplinar e a necessidade de fortalecê-la em um ambiente de constante ataques ao SUS”, finaliza Archangelo que é membro do GT de Avaliação de Políticas Públicas da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e do Gesteld (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos) da Unesp/Bauru.
Foto: Divulgação