A prefeitura de Rio Claro está reforçando a segurança nas unidades de pronto atendimento do município. Nos próximos dias vigias patrimoniais ficarão 24 horas por dia na UPA da Avenida 29 (Bairro do Estádio) e também no pronto atendimento do Cervezão. A medida visa dar melhores condições de trabalho aos servidores e também garantir a segurança de quem procura atendimento nestes locais.
Recentemente o município registrou vandalismo e desrespeito a funcionários, fatos que prejudicaram o atendimento à população. Para evitar que isso se repita, num trabalho conjunto das secretarias de Saúde e Segurança, o município decidiu colocar vigias nas duas unidades de maneira permanente. Reunião nesta terça-feira teve participação do vice-prefeito Rogério Guedes e do secretário de Administração Rogério Marchetti.
“Os funcionários têm se dedicado exaustivamente para oferecer o melhor atendimento à comunidade e não podemos permitir que sejam desrespeitados no cumprimento de suas funções, em um trabalho que é realizado a partir de protocolos específicos”, destaca Giulia Puttomatti, secretária de Saúde, acrescentando que essa é uma questão que vai além da segurança. “A população é corresponsável pelo bom andamento dos trabalhos e é fundamental que também faça a sua parte e respeite o profissional que ali está para realizar o atendimento”, acrescenta Giulia.
Em um caso de vandalismo, por exemplo, todos que utilizam o serviço são prejudicados, já que além de comprometer o andamento dos trabalhos, dinheiro público é utilizado para reparar o que foi danificado e substituir equipamentos quebrados. A população deve zelar pela qualidade no atendimento, inclusive com a utilização correta dos serviços de saúde. “Os protocolos utilizados são seguros e norteiam os atendimentos inclusive para garantir a qualidade do serviço”, observa Ana Paula Branco, chefe da UPA da Avenida 29. Lá, assim como no Cervezão, o atendimento é realizado a partir de classificação de risco, com os casos mais graves sendo atendidos prioritariamente.
O atendimento na UPA deve ser buscado em casos de urgência e emergência que não apresentam sintomas de Covid. Já a unidade do Cervezão é referência para casos moderados e graves de Covid. Em casos leves, com ou sem sintomas da doença, a pessoa deve se dirigir às unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. “Com a utilização correta dos serviços todos saem ganhando, reduzindo filas e otimizando recursos”, enfatiza o prefeito Gustavo Perissinotto.
Foto: Divulgação