Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto, tais como travas, alarmes, rastreadores, etc.
Evite colocar em seu veículo, adesivos com símbolos que possam identificar sua condição social, ocupação profissional ou local de frequência.
Evite dirigir sozinho à noite. Se tiver medo, estacione em locais bem iluminados e de grande circulação.
Caso alguém tente retirar seu veículo da via, procure manter a calma. Acione ininterruptamente a buzina de seu veículo, dirija-se a vias de grande circulação e, se possível, a postos policiais.
Ao passar por lombadas, verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas suspeitas nas proximidades. Mantenha distância suficiente do veículo à sua frente para poder desviar.
Se o seu veículo for furtado ou roubado, JAMAIS reja e não tente procurá-lo e evite intervir sozinho. Ligue para o telefone 190 imediatamente e forneça todas as informações possíveis, como características dos assaltantes e do veículo. Registre o crime na Delegacia de Polícia mais próxima.
Ao estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício.
Procure estacionar o mais próximo possível de seu destino, em condições de sair facilmente, caso surja algum problema.
Ao sair de um estacionamento, verifique se não está sendo seguido.
Tire suas chaves do contato de seu carro, mesmo que seja por alguns momentos.
Nunca deixe seu veículo ligado com ocupantes em seu interior (especialmente crianças), mesmo que por pouco tempo.
Evite permanecer no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita ampla visão para todos os lados. Fique alerta ante a aproximação de estranhos.
Em via pública, procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados.
Jamais confie as chaves de seu carro a desconhecidos que se apresentam como “flanelinhas”.
Ao estacionar ou retornar para apanhar seu carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades.
Desconfie de estranhos que oferecem ajuda quando seu veículo tiver uma pane repentina. Pode tratar-se de uma armadilha. Chame um socorro mecânico de sua confiança.
Da mesma forma, NÃO pare seu veículo para auxiliar outros motoristas em locais ermos.
Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ao redor de seu veículo, incluindo motociclistas e vendedores ou pedintes.
Não dê carona a pessoas desconhecidas.
Enquanto estiver dirigindo evite distrair-se com celulares, músicas, mexendo no interior de bolsas, etc.
Evite deixar a vista, no interior do veículo, objetos que despertam a atenção de ladrões, como óculos de sol, mochilas, joias, relógio, bolsas, dinheiro ou cartões bancários, etc.
Nos cruzamentos reduza a velocidade de seu veículo de modo a transpor os semáforos na fase verde.
Procure, se possível, parar nas faixas centrais para que tenha maior visão das imediações.
Sempre mantenha a distância mínima de segurança do veículo da frente, para evitar acidente e possibilitar sua saída em casos de emergência.
Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas.
Diante de um assalto, não reaja, pois o assaltante, geralmente, tem a cobertura de um comparsa armado nem sempre visto pela vítima.
Lembre-se de que a rapidez no acionamento da Polícia Militar aumenta a possibilidade de recuperação de um veículo furtado.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação