Os empregos de sustentabilidade ambiental se tornam cada vez mais comuns e nosso futuro coletivo depende deles. À medida que mais pessoas em todo mundo reconhecem a importância vital de reduzir os impactos negativos da humanidade no clima e nos ecossistemas globais, esses empregos verdes continuam a se multiplicar.
Os empregos verdes contribuem para um futuro no qual poderíamos evitar os efeitos catastróficos da poluição, do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais, sendo assim, pessoas com empregos verdes estão contribuindo para um mundo melhor para todos nós.
Cada um de nós precisa encontrar maneiras de trabalhar em harmonia com o meio ambiente, precisamos fazer da sustentabilidade ambiental nosso próprio modo de vida, seguindo práticas que reduzem nossa dependência dos recursos naturais.
Empregos ligados à sustentabilidade ambiental ajudam a garantir que não comprometamos a capacidade das gerações futuras de ter uma boa qualidade de vida. Profissionais e outras pessoas com empregos nessas áreas ajudam a reduzir as pegadas ecológicas nas cidades, organizações, indústrias e instituições, ajudando a minimizar e cuidar de nossos resíduos com responsabilidade; promovam maneiras de diminuir a poluição da atmosfera.
Também as profissões verdes ajudam a garantir que nossas bacias hidrográficas não estejam contaminadas ou esgotadas; ajudam a prevenir desastres em potencial, incluindo aqueles que são raros ou imprevisíveis através de planejamento. A revolução verde é algo que absolutamente deve acontecer e as pessoas com carreira em sustentabilidade estão na vanguarda, sendo o momento atual ótimo para tornar-se um desses profissionais.
As práticas sustentáveis, às vezes, só se revelam após um tempo significativo, pois os impactos positivos dessas práticas, muitas vezes, demoram a aparecer. Esse não deve ser um empecilho para escolher uma carreira que faça um futuro melhor para nós mesmos e uma contribuição real para as futuras gerações e todas as formas de vida desse planeta. Fazer a diferença é uma grande chance nessa área, pois um emprego em sustentabilidade ambiental exige criatividade e persistência.
Nos empregos verdes existem muitos caminhos de carreira bem definidos, mas algumas oportunidades são mais ocultas, em muitos casos os profissionais criam suas próprias oportunidades, com ocupações que nem sempre são associadas ao tema, fazendo a diferença mesmo que não trabalhe em um campo diretamente ligado a sustentabilidade.
Muitos empregos verdes estão relacionados às áreas como energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia hidrelétrica, energia de biomassa e tecnologia geotérmica, sendo que cada vez mais os números de profissionais para essas áreas continuam aumentando em empresas, agências governamentais e instituições de pesquisas.
Algumas das profissões ligadas aos empregos verdes são: técnico em engenharia elétrica, técnico em turbina eólica, técnico solar fotovoltaico, gerente de sustentabilidade, especialista ou coordenador em sustentabilidade, consultor em sustentabilidade, analista ambiental, arquiteto ambiental, engenheiro ambiental, entre outras.
Concluindo cada vez mais aumentam a necessidade desses profissionais verdes nas mais diversas áreas, pois num mundo onde a insustentabilidade está crescente, a atuação dos mesmos é essencial para que esses problemas não se intensifiquem, portanto empregos verdes são, parte da solução para uma mudança positiva para o nosso planeta.