Muitos lembram apenas por ser o Santo Casamenteiro, mas Santo Antônio é reconhecido por muitos outros méritos e causas. É o padroeiro dos humildes, sendo um dos mais populares do Brasil e também o segundo com mais devotos no País. Santo com muita devoção, inclusive em Rio Claro que tem a Capela de Santo Antônio, na Vila Paulista, com mais de 70 anos. A Diocese de Piracicaba tem Santo Antônio como seu patrono. “O dia de Santo Antônio representa confiança na graça de Deus. O santo é reconhecido por causas impossíveis. Santo Antônio tem devotos espalhados por todo mundo. Dele podemos falar de intimidade com a sagrada escritura, palavra de Deus, a tinha guardada na memória e no coração. O seu testemunho de fé e vida levam pessoas simples, de fé a pedirem sua intercessão a muitas causas”, observa o Padre Wanderley Calça, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
O padre ressalta que principalmente nos tempos atuais, manter a fé tem sido indispensável. “Vivemos momento de grande provação e angústias causadas pela pandemia. A vida e o testemunho de Santo Antônio ainda hoje acendem em nós a certeza de que nos encontramos no mesmo barco. A fé, a esperança, a caridade devem estar presentes mais ainda em nossos dias. Viver de tal forma que as pessoas glorifiquem a Deus, o gosto de agir dê gosto ao mundo, fazendo o melhor e o mais digno. As pessoas assim se sintam bem, consigam gostar da vida, coerentes com os valores do evangelho.”, avalia.
A devoção ao santo alude que não é qualquer amor que renova, mas aquele que tem as medidas do amor de Cristo. “Santo Antônio, nos dias de hoje, reacende o desejo de felicidade, da vida plena de que nossa aventura nesta terra dê certo e chegue ao bom termo e o desejo de felicidade não seja abafado e nem calado no coração de quem quer que seja”, reflete.
Nesta data de comemoração e devoção, o Padre Wanderley Calça aconselha os fiéis e todas as pessoas a se manterem firmes e vivenciando a palavra de Deus. “Não se renda às provações e dificuldades da vida, antes mantenhamos esperança e assim continuar a luta e a caminhada. Por fim, com palavras do Papa Francisco podemos lembrar o grande tesouro do coração de Santo Antônio ‘receber Jesus dá um novo sentido às nossas fragilidades’. Ele nos lembra que, aos seus olhos, somos mais valiosos do que pensamos. Ele nos repete que sua misericórdia não teme nossas misérias e nos cura do ressentimento e da falta de paz. Santo Antônio interceda por todos nós”, abençoa o padre.
TRADICIONAL BOLO
O bolo devocional de Santo Antônio é de grande procura, a capela localizada na Vila Paulista todos os anos confecciona uma imensa quantidade que a cada ano é superada, para esta comemoração são aproximadamente 800 pedaços. Neste domingo (13), às 8h30, será realizada a bênção do bolo, em seguida começará a entrega.
PROGRAMAÇÃO
Às 9h Santa Missa. Às 12h e às 15h na capela bênção dos pães e objetos devocionais.
CARREATA
A Capela de Santo Antônio vai festejar também a festa do seu padroeiro com a 2° Carreata de Santo Antônio. Às 13h30 carreata com a imagem de Santo Antônio que percorrerá as ruas dos bairros que compõem as Capelas da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Às 15h aproximadamente a carreata chegará a Capela Santo Antônio com a bênção dos veículos. A carreata teve início no ano passado, após as comemorações serem afetadas por causa da pandemia. “Tive a ideia no ano passado, com o início da pandemia não pudemos realizar as tradicionais quermesses, ano passado não pudemos realizar a tradicional Trezena também, então surgiu a carreata, uma forma de mostrar a devoção por Santo Antônio e o carinho que temos por este Santo”, destaca o organizador da carreata João Paoli.
Segundo organizador, os preparativos para a carreata começaram em abril, com o empenho de uma grande equipe, contando também com os trabalhos do decorador Richard Rodrigo Da Silva. “O Richard para gente é uma pessoa muito importante, trabalha no carnaval e tem todo talento em fazer grandes trabalhos de decoração. Eu daria nota mil para ele”, observa Paoli.
A dedicação aos trabalhos e celebrar junto aos devotos envolve muitos significados para a vida pessoal e profissional do decorador. “Estou muito feliz com o convite do João Paoli em poder colaborar mais um ano com a decoração da carreata. Eu cresci no bairro da Vila Paulista e moro até hoje por aqui. Fiz minha primeira comunhão na Capela de Santo Antônio e minha vó Maria Cândida me levava às missas junto com ela. Hoje minha vó mora no céu e sinto que ela está muito orgulhosa de ver seu neto fazendo parte deste evento. Agradeço muito ao João pelo convite e à Santo Antônio por estar aqui mais um ano”, declara Richard.
Neste ano os fiéis devem se surpreender ainda mais. No ano passado mais de 300 carros compareceram, a expectativa é superar esta marca. “A novidade é que neste ano a carreata contará com um mega andor, com a imagem do Santo de três metros de altura, um mega letreiro e, para fechar, o nosso Santo original da capela. Posso afirmar também que Rio Claro e todos os devotos de Santo Antônio, vão se emocionar com esse mega andor”, antecipou o organizador.
Os devotos devem respeitas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19, uso de máscara é obrigatório durante toda a carreata.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação