A grata surpresa da Copa do Brasil tem sido o sucesso dos clubes nordestinos que participam da competição. Nada menos que seis equipes da região nordeste do país avançaram à fase oitavas de final.
CRB de Alagoas, Juazeirense/BA, Fortaleza/CE, Bahia/BA, ABC/RN e Vitória/BA desbancaram seus adversários das regiões sul e sudeste nos jogos da terceira fase e partem agora em busca do título.
O CRB de Alagoas eliminou o Palmeiras, nos pênaltis após igualdade no placar nos jogos de ida e volta. O Juazeirense, equipe da região metropolitana do Cariri, despachou o Cruzeiro de Belo Horizonte/MG.
Já o Vitória, mesmo jogando a segunda partida em Porto Alegre, não tomou conhecimento do Internacional e devolveu com juros a derrota sofrida em Salvador e também alcançou a classificação às oitavas.
No clássico cearense, o Fortaleza, fez 3×0 no Ceará e tirou o “Vozão” da disputa. O Bahia passou pelo Vila Nova de Goiás, com duas vitórias por 1×0.
Finalmente o ABC de Natal/RN eliminou a Chapecoense com placar agregado de 4×3. Apenas o 4 de Julho do Piauí, não passou às oitavas, após a goleada sofrida para o São Paulo, no Morumbi. Mesmo assim, arrancou do time paulista, uma vitória histórica no jogo de ida por 3×2.
Agora, as equipes da região nordeste aguardam os próximos adversários na Copa do Brasil, que paga ao time campeão, a maior premiação entre as competições nacionais.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação