O Palmeiras está eliminado da Copa do Brasil 2021. Mesmo jogando na Arena Allianz Parque, o Verdão perdeu para o CRB de Alagoas, na noite da última quarta-feira (9), por 1×0, gol de Evandro, logo aos 6 minutos de jogo. Como o Palmeiras havia vencido o primeiro jogo na casa do adversário pelo mesmo placar, a decisão da vaga às oitavas de final foi para a disputa de pênaltis. E deu CRB, que venceu por 4×3.
Mesmo tendo 72% de posse de bola, trocado 585 passes e chutado 34 vezes contra o gol adversário durante os 90 minutos, o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, esbarrou na falta de pontaria dos seus atacantes. O técnico Abel Ferreira tentou tornar a equipe mais ofensiva, fazendo alterações no segundo tempo. Mas as entradas de Lucas Lima, William e Breno Lopes não surtiram efeito.
A derrota, até certo ponto inesperada, devido a diferença de nível técnico entre as equipes, o CRB disputa apenas a série B do Campeonato Brasileiro, causou indignação em alguns torcedores alviverdes, que se manifestaram nas redes sociais, questionando o trabalho do técnico Abel Ferreira, e pedindo sua demissão.
Outro alvo da torcida do Palmeiras, foi o centro avante Luiz Adriano, que desperdiçou uma cobrança de penalidade máxima que poderia ter dado à vitória ao Verdão. Pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrentará no sábado (12), a equipe do Corinthians, no tradicional dérbi paulistano, às 19h, no Allianz Parque.
OPINIÃO
Vamos aos fatos. As conquistas recentes da Sociedade Esportiva Palmeiras, se deram, muito mais em decorrência da fragilidade dos adversários, naquele momento, do que por eficiência do Verdão. Foi assim no Campeonato Paulista, em 2020, diante do Corinthians, na Copa do Brasil, também do ano passado, contra o Grêmio e na Copa Libertadores da América, contra o Santos. Desde a formação do elenco atual, independentemente das poucas alterações que ocorreram, raras foram as ocasiões que o time correspondeu às expectativas.
Considerando o investimento feito, as conquistas são poucas. Este ano, será difícil ganhar alguma coisa. Para o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores, que são as competições que restam até o final do ano, os favoritos são Flamengo e Atlético Mineiro, com São Paulo FC e Grêmio, com menores chances, mas, também, no páreo.
O Palmeiras surge como a quinta força, em nível nacional. O fracasso na Libertadores parece ser, questão de tempo. Mudanças no elenco precisam ser feitas. Mas, pelo jeito, somente no próximo ano. Em relação à comissão técnica, a mudança é iminente. Uma derrota diante do Corinthians, no próximo sábado (12), pelo Campeonato Brasileiro, pode ser a pá de cal na continuidade do técnico Abel Ferreira à frente da equipe.
Nos bastidores, sempre agitados do Verdão, já ocorrem manifestações mais exaltadas por parte de conselheiros e membros de torcida organizada, os quais, têm, ainda que não admitido, forte influência junto aos órgãos deliberativos e diretivos do clube.
É compreensível a indignação do torcedor palmeirense, que se vê frustrado com o time do qual tanto espera. Mas não é justificável, depredar o patrimônio do clube, como aconteceu na noite da última quarta-feira, após a derrota para o CRB.
A gloriosa instituição Sociedade Esportiva Palmeiras, não tem culpa e não pode ser punida, por causa da incompetência e omissão daqueles que a dirigem dentro e fora das quatro linhas. Aguardemos os próximos capítulos que prometem ser bastante agitadas. A água está fervendo no caldeirão da mama!
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Cesar Greco/Palmeiras