A vacinação contra a Covid nesta quarta-feira (9) em Rio Claro atenderá pessoas a partir de 54 anos e também profissionais da educação com 45 anos ou mais. O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera e, em horários diferenciados nos três pontos de drive-thru. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. Os profissionais da educação devem apresentar também comprovante com QRCode.
Antes de procurar o posto de vacinação, o profissional de educação acessa o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao para ter o seu pré-cadastro, que passa por um processo de análise da Secretaria Municipal da Educação e precisa ser validado pela escola onde trabalha, conforme critérios definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O profissional recebe, então, em seu email o Comprovante Vacina Já Educação. Este documento comprova a elegibilidade para a vacinação e terá um QRCode para verificação de autenticidade.
Os demais grupos continuam sendo vacinados. As pessoas com comorbidade a partir de 18 anos devem apresentar declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade, sendo que para hipertensão, diabetes e problemas cardíacos também é aceito receituário médico indicando uso contínuo do medicamento. Já as pessoas a partir de 18 anos que possuem deficiência permanente e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem apresentar demonstrativo de crédito ou extrato bancário do benefício ou Cartão BPC.
Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e residentes em Rio Claro também podem ser vacinadas, sendo que o atendimento a este público é condicionado à autorização médica. Estão sendo vacinadas as gestantes em qualquer período gestacional. Para as puérperas é necessário apresentar também certidão de nascimento da criança, comprovando parto em até 45 dias, e para as gestantes o cartão de pré-natal.
A vacinação contra a Covid continua para pessoas com 55 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise). Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise.
A aplicação de segundas doses nesta quarta-feira (9) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 19 de março e em quem recebeu a Coronavac/Butantan até 12 de maio. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Das 8 ao meio-dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru no Shopping Rio Claro, na Av. Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, os profissionais do São Rafael estão no pronto atendimento, na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Já a equipe da Unimed atende das 8 às 13 horas na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior).
Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de irem ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Rio Claro vacina mais de 66 mil pessoas contra a Covid
Rio Claro aplicou mais de 96 mil doses de vacina contra a Covid desde que teve início a campanha de vacinação. O município vacinou 66.113 pessoas, o que representa 31,78% da população, sendo que 29.918 pessoas receberam também a segunda dose, ou seja, 14,38% da população rio-clarense. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro, que realiza a vacinação no município.
Neste mês de junho, foram mais de sete mil doses de vacina aplicadas. O município tem empenhado esforços para vacinar a população quanto antes, já que isso é fundamental no enfrentamento à pandemia. Conforme as doses são disponibilizadas pelos governos federal e estadual, o trabalho é realizado para que rapidamente o público-alvo seja vacinado. Nesta terça-feira foram aplicadas 731 doses de vacina. Na vacinação a prefeitura conta com parcerias com os convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde, além da Faculdade Anhanguera.
As duas vacinas que vêm sendo aplicadas na campanha de vacinação são seguras e eficazes na proteção à Covid. As vacinas protegem das formas mais graves da Covid, além de reduzir as chances de óbito.
Foto: Divulgação