Com vitória fora de casa, o Linense garantiu classificação à final do Campeonato Paulista Série A3 e, mais importante, o acesso à Série A2 de 2022. Na tarde deste domingo (6), o time visitou o Nacional no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, e venceu por 1 a 0, com gol de Henrique ainda no primeiro tempo.
Como o primeiro jogo terminou empatado sem gols, só restava a vitória ao Linense neste segundo encontro. Isso porque o empate no placar agregado favorecia ao Nacional por ter melhor campanha. Na final, o Linense irá disputar o título diante do Primavera, que eliminou o Votuporanguense.
O Nacional começou a partida melhor e conseguiu criar duas boas chances. Aos 11, Messias fez boa jogada, se livrou da marcação e chutou com perigo, mas por cima. Depois, aos 21, Guilherme Lobo recebeu e chutou muito bem da entrada da área e o goleiro Reynaldo fez grande defesa.
Apesar disso, quem abriu o placar foi o Linense. Aos 23, Samuel fez boa jogada na esquerda e fez cruzamento perfeito para Henrique, que completou de cabeça para fazer o gol. Em desvantagem, o Nacional continuou no ataque e teve mais uma chance em jogada de escanteio. O rebote ficou com Mendes, que finalizou para outra boa defesa do goleiro rival.
Precisando do empate, o Nacional foi para o ataque no segundo tempo, mas não conseguia furar a defesa do Linense, que estava bem postada no aguardo de um contra-ataque. Aos 26, o Nacional chegou com perigo em chute de fora da área de Vinícius, mas Reynaldo mais uma vez salvou o Linense.
Na parte final, o Nacional tentou pressionar de todas as formas e chegou bem com Éder Paulista, que chutou da meia-lua, rasteiro e no cantinho, mas Reynaldo caiu bem para fazer a defesa. Aos 48, o time da casa teve grande chance. Após cruzamento, Éder Paulista cabeceou com muito perigo e quase fez por cobertura. Até que aos 51 minutos o árbitro apitou pela última vez confirmando o acesso do Linense.
O apogeu, a queda e o retorno: Linense está de volta à Série A2 Paulista
O Clube Atlético Linense garantiu neste domingo (6) o retorno ao Campeonato Paulista da Série A2 de 2022 após superar o Nacional na semifinal do Paulistão A3, pelo placar mínimo. O time de Lins que há três anos estava na elite estadual, volta a disputar a competição da qual é bicampeão. Próximo objetivo, o título do terceiro escalão estadual vai ser inédito para a equipe.
Fundado em 1927, o Linense iniciou as disputas em competições oficiais da FPF em 1948 e após cinco temporadas, conquistou o acesso à elite estadual com o título da Série A2 de 1952. A presença entre os grandes durou até 1957, no período que era considerado o auge do clube até essa última década passada.
Novamente campeão do Campeonato Paulista da Série A2 em 2010, o clube viveu o seu apogeu na elite estadual entre 2011 e 2018, com direito a disputar o mata-mata. Rebaixado em 2018, viveu queda livre caindo no ano seguinte para a Série A3. Na segunda temporada nessa divisão, porém, o clube retoma sua posição entre os que sonham com nova participação entre os principais clubes do estado.
Bicampeão da A2, o título do Paulistão A3 será algo inédito em Lins. Vice-campeão em 1965 e 1977, a última grande campanha nessa divisão foi o terceiro lugar em 2008, quando voltou à A2 após 18 anos. Ainda tem um quarto lugar em 1964.
Campanha
O Linense chegou ao mata-mata após se classificar com a quinta melhor campanha da primeira fase com 24 pontos. Ao todo, foram sete vitórias, três empates e cinco derrotas, com 21 gols a favor e 18 contra. Nas quartas de finais, o time de Lins foi superado pelo São José por 1 a 0, em Lins, mas buscou a classificação na casa do rival ao vencer por 3 a 1.
Nas semifinais, o Linense empatou sem gols como mandante e mais uma vez buscou a classificação e consequentemente o acesso longe de seus domínios. O clube do interior venceu pelo placar mínimo e confirmou o acesso à Série A2 de 2022.
Por Federação Paulista de Futebol / Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão