Em seu segundo mandato, o vereador Val Demarchi (DEM) esteve no Diário do Rio Claro, onde falou sobre projetos e atuação no Legislativo. Advogado por formação, Val comenta que procura fazer um mandato técnico, prezando pela independência dos poderes. “Sigo essa linha à risca, separando os poderes, portanto, exerço minha função que é a de fiscalizar o Executivo, mas também sei elogiar e criticar quando é necessário. Acredito que o papel do vereador é fiscalizar o executivo com responsabilidade”, aponta o vereador que diz avaliar todos os projetos de forma técnica e que, inclusive, faz questão de pedir para analisar contratos firmados pelo Executivo.
“Não adianta a Câmara também propor muitos projetos se não forem colocados em prática. Por isso a importância de se estudar os projetos a serem propostos na Casa. Eu sou Rio Claro nos bons projetos, não fui eleito no partido do prefeito, mas estarei com eles nos bons projetos, o que for bom para cidade podem contar comigo. Acredito que essa é a meta”, ressalta.
PANDEMIA
Em tempos de pandemia, o parlamentar diz que as dificuldades impostas são muito grandes e afetam a todos. “São muitas demandas e de todos os lados, o comerciante que quer trabalhar, a família com medo da doença pedindo para fechar o comércio. E os vereadores estão ali para ouvir. No meu mandato eu procurei pensar na vacinação, defendi muito a descentralização dos postos de vacinação, pois acho que está muito centralizado na mesma região, a periferia não tem acesso. Um posto na Lagoa Seca do Cervezão, por exemplo, resolveria muitos problemas de acessibilidade”, diz o vereador, que acredita que o melhor caminho é alcançar a imunidade de rebanho. “Mas continuamos com o trabalho de zeladoria que o vereador faz, ouvindo as demandas da população e encaminhando requerimentos e indicações.”
CÂMARA
Sobre a atual composição da Câmara, Val destacou que a pluralidade da Legislatura é fruto da democracia. “Sou um democrata por convicção, então não vejo outro sistema que não a democracia. Quem participa da eleição é o cidadão de Rio Claro, por isso a composição da Câmara é um reflexo da nossa sociedade”, diz.
“O presidente Pereira vem mostrando um bom trabalho, tem uma experiência como vereador por quase sete mandatos. Ele tem ouvido bastante os vereadores antes das decisões e isso é muito importante.”
REPRESENTATIVIDADE
Outro ponto frequentemente abordado por Val nas sessões camarárias é a falta de um representante estadual e federal. “Problemas como o que vemos com o Hospital Bezerra de Menezes, a duplicação Rio Claro–Araras, a parceria da UDAM com a Fundação CASA, o fechamento dos acessos à SP-310, mostram a falta que faz um deputado para Rio Claro. O que preocupa ainda é que ainda podemos perder mais coisas.”
Para Val, a representatividade é importantíssima. “A matemática é básica, são 94 deputados e 645 município; da capital são 30 deputados, Campinas tem dois, Sorocaba tem dois. O que vemos são apenas 10% dos municípios com voz.”
APAE
Na terça-feira (1º), Val Demarchi esteve junto ao ex-deputado Aldo Demarchi na Apae de Rio Claro. Na oportunidade foram entregues à instituição dois veículos adquiridos através de emenda parlamentar. A emenda parlamentar foi incluída no Orçamento do Estado por Aldo Demarchi, a pedido do vereador Val Demarchi, do presidente da Apae, Ruy Philadelpho e da diretora da entidade Sonia Buchdid. “A entrega destes veículos é motivo de muita alegria pelo entendimentos que temos dos benefícios que os mesmos vão agregar as atividades diárias da entidade”, comentou o vereador. “É mais uma conquista realizada em prol do município. Esta ação reforça o nosso posicionamento sobre a importância da cidade ter representatividade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e Câmara Federal”, completou Val.
LAGO AZUL
Na última sessão camarária (31), Val apresentou o Requerimento 1702/2021 que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em que observa que em sua reinauguração ocorrida no ano passado, o Lago Azul funcionava das 7 às 22 horas. Segundo o parlamentar, a segurança era garantida por novas câmeras de monitoramento, nova iluminação e equipe armada em reforço ao trabalho dos vigilantes patrimoniais e da Guarda Municipal.
“Tenho recebido reclamações de usuários com relação à diminuição do horário de funcionamento, bem como, a falta de agentes de vigilância patrimonial e privada”, explica Val Demarchi ao justificar a apresentação do requerimento.
Na mesma sessão, Val Demarchi apresentou o Requerimento 1701/2021, também aprovado por unanimidade pelo Legislativo, onde solicita estudos da Prefeitura de Rio Claro, por meio do setor de Mobilidade Urbana, para a implantação de uma ciclofaixa por toda a extensão da Avenida dos Estudantes.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro