Documentos são esquecidos em posto de vacinação do Centro Cultural
Vinte e três pessoas que compareceram ao Centro Cultural de Rio Claro para serem vacinadas contra a Covid esqueceram algum documento no local. São documentos pessoais, cartões de vacinação e relatórios médicos que foram deixados no local. Estes documentos estão disponíveis para serem retirados por seus donos no Centro Cultural. Basta comparecer ao local no horário da vacinação, das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.
► Ribeirão Preto. O município com mais de 700 mil habitantes do interior paulista vai fechar o comércio e interromper o transporte coletivo a partir de hoje (27). As medidas de endurecimento da quarentena foram justificadas pela prefeitura como uma forma de tentar reduzir a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) no município. As restrições ficarão em vigor até segunda-feira (31). “Na segunda-feira, depois de acompanhar as medidas restritivas, vamos anunciar se haverá flexibilização ou não”, disse o prefeito Duarte Nogueira ao anunciar as novas restrições.
► Jovens. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem (26) que o governo federal deve lançar, em breve, um novo programa de incentivo à qualificação da mão de obra. Segundo o ministro, o objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho formal, permitindo que eles recebam uma ajuda de custo de R$ 600 para trabalhar e, assim, conquistar uma profissão.
► Índia. O Instituto Adolfo Lutz identificou um caso da variante B.1.617.2, proveniente da Índia. O caso foi identificado em um morador de 32 anos da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que viajou para a Índia e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 22 de maio. Esse passageiro circulou pelo aeroporto de Guarulhos, fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro. De lá, seguiu para Campos dos Goytcazes.
Variante P4 foi identificada em Itirapina
A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) confirmou na terça (25) a identificação de uma nova linhagem brasileira de coronavírus, a P4. De acordo com a SBV, a variante apresenta a mutação L452R na proteína S do SARS-CoV-2. Ainda não há informações se a nova linhagem é mais transmissível ou mais letal que as demais. Segundo a SBV, a nova variante tem circulado na região das cidades paulistas de Mococa, Caconde e Itapira (próximas da divisa com Minas Gerais) e também na região de Porto Ferreira, Descalvado, Itirapina, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Iperó e Cesário Lange.
O estudo de identificação, fomentado pela Rede Corona-Ômica da RedeVírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu; Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto e Laboratório de Pesquisa em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Também participaram da pesquisa a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), campus de Pirassununga.
Imposto de Renda pode ser utilizado em ações de apoio às crianças e idosos
O prazo para que as pessoas entreguem a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda vai terminar na próxima segunda-feira, 31 de maio. Através do Requerimento 1548/2021, o vereador Val Demarchi (DEM) explica que parte dos recursos pode ser destinada para o apoio às crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. Segundo o vereador, a pessoa interessada pode optar pelo modelo completo por meio do qual pode-se destinar até 6% do valor devido, no ato do preenchimento da declaração, para o Fundo do Idoso e o Fundo da Infância e Adolescência, divididos em duas partes iguais: 3% cada. No requerimento, Val Demarchi busca na Prefeitura de Rio Claro informações sobre quais entidades estão cadastradas aptas a receber os recursos de doações feitas por meio do Imposto de Renda. “Esta é mais uma forma de ajudar pessoas que encontram-se em situações difíceis. Muitos ainda não entregaram a declaração. Este requerimento cumpre a função de informar que tal possibilidade de ajuda existe”, afirmou o parlamentar.