A indústria cerâmica tem se destacado ao longo dos últimos anos pelo seu protagonismo no debate nacional por uma energia barata. Atualmente, o setor é responsável pelo consumo de 14% de todo gás natural de uso industrial do país e representa 6% do PIB do segmento de construção civil.
Atualmente, no Brasil existem 93 empresas que têm instaladas 108 plantas em 13 estados. Juntas elas são responsáveis por fazer do Brasil o 3º maior produtor mundial de cerâmica de revestimento ficando atrás apenas da China e Índia, respectivamente.
No campo da exportação, o Brasil figura como sétimo maior exportador do mundo e ocupa o 2º lugar entre os maiores consumidores de cerâmica de revestimentos ficando atrás apenas da China.
Diretor de Relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), Luís Fernando Quilici, pontua que dentro de um futuro breve, o segmento pode avançar ainda mais por conta da abertura do mercado de gás natural. “A sansão do novo Marco Regulatório do Setor de Gás Natural abre caminho para retomada da economia e traz para todo setor, que faz uso insumo, mais competividade o que permitirá uma produtividade ainda maior” destacou.
O polo cerâmico de Santa Gertrudes é formado pelas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Iracemápolis. “O Estado de São Paulo tem um papel de destaque na produção nacional de revestimentos cerâmicos, representando hoje 70% da produção nacional. Cerca de 92% da produção de todo o Estado está localizada na região de Santa Gertrudes”, destacou Quilici acrescentando que o setor cerâmico paulista representa uma das maiores forças empresariais do Brasil, sendo responsável por 14 mil empregos diretos e cerca 200 mil indiretos ao longo da sua cadeia produtiva da construção civil.
No âmbito setorial, o segmento cerâmico é representado em São Paulo, pela ASPACER e a nível nacional pela ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres).
Foto: Arquivo/Divulgação