Birinaite Apocalipse é o mais novo lançamento do trio punk Garrafa Vazia. E também seu trabalho mais maduro e empolgante – em 12 anos de estrada e muita correria.
Segundo Mário Mariones, fundador, vocalista e baixista, as 11 faixas explodem em energia. “Com nossa pegada ‘punk do mato’, é sem dúvida nosso álbum mais conciso, destruidor, sem falsa modéstia. Cheio de hits, realmente. As letras de crítica direta resgatam a força da indignação, da resistência antifascista, da revolta enquanto ato concreto, como o velho e bom punk rock deve ser. Ao mesmo tempo, ainda há uma irreverência prosaica, uma veia irônica acerca do cotidiano de quem vive em uma cidade do interior”, avalia.
Ao longos dos 12 anos de estrada, com dois discos de vinil prensados na Europa na bagagem e presença constante no underground, a banda ganhou a consideração e respeito dos velhos punks, precursores do movimento no Brasil. Foram muitos shows ao lado de lendas do estilo, nacionais e internacionais. E bandas da nova geração também citam os punks do mato como inspiração – e fazendo covers do Garrafa Vazia.
Várias das músicas do CD figuram em importantes playlists do Spotify, como a Punk Rock Brasuca de Clemente Nascimento, do Inocentes/Plebe Rube.
Outro fato importante: álbum em versão digital esteve presente em várias premiações e eleições de melhor álbum do ano, como o Prêmio Gabriel Thomaz de Música de Brasileira. O músico do grupo Autoramas sempre destacou a qualidade da banda.
O lançamento em cd vem em boa hora: cada vez mais o Garrafa Vazia amplia seus horizontes. Com o também recente lançamento na Bolívia do álbum coletânea “Punk do Mato” pelo selo Mucha Bulla Records, e dois splits com o Garrafa Social, da Argentina, seus ouvintes aumentaram consideravelmente. Agora a banda colhe os frutos: seus fãs estão cada vez mais presentes na América Latina, principalmente na Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai.
Na pandemia, Mário Mariones concedeu várias entrevistas, esteve em várias lives, no Brasil e em países como Equador, Panamá, e também na Espanha. O Garrafa Vazia também marca presença em uma coletânea histórica feita na Indonésia, ao lado de grandes bandas, de vários cantos do globo.
No mundo apocalíptico que vivemos, Birinaite Apocalipse é um alento para celebrar a vida – e ao mesmo tempo protestar e pogar – cantar viciantes canções como “Punk do Mato”, “Hipócrita”, “Autonomia” e a faixa título – lutando pelo direito de diversão e semeando a consciência crítica, e, como diz a letra da música “Vida Programada”: “não – não seremos escravos de uma vida programada”.
O CD pode ser adquirido em várias locais: da galeria do Rock em São Paulo, pela internet ou diretamente com a banda nas diversas redes sociais.
É um lançamento da gravadora paulistana Red Star (www.redstar77.com) em conjunto com seminais gravadoras independentes de todo país, como a Vertigem Discos (Ceará), Lokaos (Pará), Relutância Records (Bahia), Two Beers Or Not Two Beers (Goiás), Brado Distro (Paraná), Fuck It All (Santa Catarina), Suburbana (Rio Claro) e Som de Peso (Rio Grande do Sul).
Nas palavras da gravadora Red Star (que desde 1998 lança bandas de peso do Brasil e do mundo, como Agrotóxico, Ratos de Porão, Cólera, Flicts, Lobotomia, Cavalera Conspiracy, New Model Army entre muitas outras): “novo e bombástico novo álbum da revelação Punk dos últimos tempos. Em 11 sons de puro Punk do Mato em excepcional produção”. A capa é do renomado artista Daniel ETE e a produção de Danilo Jarrão.
Em suma, Birinaite Apocalipse é a trilha sonora perfeita da curtição: que garante ela, a diversão, somada ao poder de fogo em letras despertando consciência crítica em incríveis 11 faixas. Sempre com uma pitada de ironia, irreverência e muita identidade. É o Garrafa Vazia em sua essência, como brada Mário Mariones, no bordão que marca o início dos shows da banda: “Garrafa Vazia, chefia!”. Mais informações no e-mail: mariomariones@gmail.com ou garrafavaziacontato@gmail.com . Acompanhe a banda pelo Instagram: @garrafavaziaoficial.
Foto: Divulgação