Não é incomum que o nome da cidade de Rio Claro saia dos limites do município e ganhe repercussão nacional e internacional através do trabalho positivo de inúmeros profissionais. É o que acontece com a jornalista Patricia Alves, cujo trabalho ganha repercussão na maior categoria do automobilismo nacional, a Stock Car. “Atuo junto à equipe Eurofarma-RC há 13 anos e para mim é um motivo de grande orgulho saber que tudo começou aqui. E é engraçado porque algumas pessoas pensam que RC quer dizer Rio Claro, mas, na verdade é abreviação de Rosinei Campos, nome do dono da equipe”, diverte-se ela.
Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, Patricia escolheu a Assessoria de Imprensa como profissão, uma área dentro do jornalismo que ainda é pouco explorada, segundo ela. “Eu sempre tenho que explicar o que faz um assessor de imprensa, por isso, criei agora um canal para falar mais sobre isso e ajudar, principalmente, jovens jornalistas a trilharem esse caminho”, conta.
Mas, afinal, o que essa rio-clarense faz há 13 anos na Stock Car? A resposta é simples, ela trabalha com os tricampeões da categoria Daniel Serra e Ricardo Maurício, cria sugestões de matérias e ações que vão colocá-los nos jornais, rádios, revistas e programas de televisão. “Eu também agendo entrevistas, vou a eventos, escrevo sobre a atuação deles nos finais de semana de corrida e mando para a imprensa, sempre zelando pela imagem dos pilotos e da patrocinadora”, explica. No automobilismo ela já trabalhou com Guilherme Spinelli, Cacá Bueno, Antonio Jorge Neto, Max Wilson, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Sobre o filho famoso do Galvão Bueno ela declara, “é um grande profissional, obcecado pelo que faz e muito educado”.
O que as pessoas chamam de sorte, ela chama de trabalho duro. Aos 18 anos de idade saiu de Rio Claro e foi estudar em São Paulo. No último ano da faculdade, de olho no jornalismo, não aceitou a realidade do mercado que ditava que essa era uma área na qual a única forma de ser bem sucedida era através da carteira assinada. “Eu queria ser dona da minha vida, do meu horário, queria fazer jornalismo sem ficar presa à redação, então, comecei a olhar para essa área.”
Os primeiros trabalhos foram na editoria de náutica onde atuou com grandes nomes e eventos do iatismo nacional como Beto Pandiani, Lars Grael, Federação de Vela do Estado de São Paulo, Pré-Olímpico de Vela, entre outros. “Mas, nem tudo é vitória, tive um período muito difícil, inclusive de ter que trabalhar em outras frentes, passei por uma rádio por um período curto de dois ou três meses, aqui mesmo em Rio Claro, fiz TV por hobbie, dei aula, mas, sempre atuando como Assessora de Imprensa em paralelo, porque eu sempre acreditei no potencial desse trabalho”, lembra.
E deu certo, hoje seu nome já é conhecido dentro das salas de imprensa e seu trabalho é reconhecido pelos clientes e pelos colegas de trabalho. Em suas lives pelo canal no youtube Tô Muito AI, não é incomum que amigos de profissão falem sobre a atuação da jornalista rio-clarense. “Eu hoje chamo meu trabalho de Assessoria de Imprensa Freedom ou AIF, porque eu tento pensar como um jornalista de redação, afinal, nosso trabalho não é para mim, é para eles”, diz.
Durante sua trajetória de mais de 22 anos como Assessora de Imprensa, já trabalhou para grandes empresas como Mitsubishi Motors, Suzuki, Senac, Faculdade Senac Águas de São Pedro, Semana de Vela de Ilhabela, Semana de Vela de Florianópolis, Regata Santos-Rio, Rally de Velocidade, Santa Casa de Rio Claro, além da própria Eurofarma e Orquestra Filarmônica de Rio Claro. Além disso, já fez assessoria para o governo de Rondônia, conheceu cidades e artistas como Daniel, Regina Duarte, Miguel Fababela, entre outros. “É interessante pensar que uma pessoa aqui, no interior do estado de São Paulo tem seu nome indicado para lugares, empresas e pessoas tão distantes, mas, é uma construção, acho que a base de tudo é o respeito pelo cliente, transparência e amor por aquilo que eu escolhi fazer”, analisa.
Desde 2008, Patricia Alves está morando novamente em Rio Claro e viaja todo o Brasil levando o nome da cidade. “Na Stock Car eu viajo a cada 15 dias, onde a etapa estiver lá eu vou estar.”
Os próximos destinos são Mogi Guaçu, Cascavel, Curitiba, Santa Cruz do Sul e por aí vai. Se os limites geográficos não são os limites dessa jornalista de 47 anos, mãe de três filhos, Lucas, Rafael e Renan, o que seria? “A sua vida é inegociável e para dar certo você tem que tomar as rédeas e fazer acontecer, sem desculpas. Já errei muitas vezes, mas, hoje não me movimento por medo ou por desejo, me movimento pelo que acho ser o correto e acho que dessa forma não há limites”, explica.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ela ou Assessoria de Imprensa pode acompanhar o canal da jornalista Patricia Alves no youtube Tô Muito AI (AI é uma abreviação de Assessoria de Imprensa), pelo Instagram @tomuitoai ou pelo Facebook. Todas as terças-feiras tem aula gratuita às 19h. “Esse canal é a minha missão de vida, e acho que as pessoas podem aprender com meus acertos, mas, principalmente, com meus erros, isso encurta caminho”, diz ela.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação