A Fórmula 2 retoma a temporada 2021 neste fim de semana, andando junto com a F1 em Mônaco. Vale lembrar da presença de três brasileiros no grid da categoria: Felipe Drugovich, Guilherme Samaia e Gianluca Petecof.
E, nesta quinta, tivemos a classificação, que definiu os grids de largada das corridas um e três.
No combinado dos grupos, um formato específico para Mônaco, Théo Pourchaire foi o mais rápido, garantindo a pole da terceira corrida. Com apenas 17 anos, Théo Pourchaire é o mais jovem piloto a conquistar a pole na Fórmula 2.
Já o décimo colocado da sessão, que garantiu a pole da corrida um, foi Guanyu Zhou, que terá Felipe Drugovich ao lado.
Com uma vitória e um pódio na etapa do Bahrein, Guanyu Zhou, companheiro de Felipe Drugovich na UNI-Virtuosi, chega a Mônaco na liderança, com 41 pontos, contra 30 de Liam Lawson e 28 de Jehan Daruvala.
Com a particularidade da pista de Mônaco, a F2 mudou o formato da classificação para o fim de semana, com os 22 pilotos sendo divididos em dois grupos de 11. Os primeiros 11 são os carros com números pares e os outros 11, ímpares. Cada grupo teve 16 minutos na pista para marcar seu tempo.
No Grupo 1, tivemos entre os destaques os brasileiros Felipe Drugovich e Gianluca Petecof, Oscar Piastri, da Prema, Jehan Daruvala, da Carlin e Jüri Vips, da Hitech. No Grupo 2, Guilherme Samaia, Robert Shwartzman, da Prema, Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi, Dan Ticktum, da Carlin e Liam Lawson, da Hitech.
Com o décimo lugar, Guanyu Zhou garante a pole position para a primeira corrida do final de semana, que define seu grid com a inversão dos dez primeiros colocados na classificação. Ele terá ao seu lado Felipe Drugovich, que foi o nono. Gianluca Petecof e Guilherme Samaia largarão lado a lado, em 19º e 20º.
A largada está marcada para às 06h45, horário de Brasília. As corridas dois e três serão realizadas no sábado, às 03h20 e 12h15, respectivamente. Todas as transmissões serão realizadas pelo Bandsports.
Por E. Cortez / Foto: Instagram/F2