O Diário do Rio Claro dá sequência à série de entrevistas com os secretários municipais. Nesta edição, o secretário de Obras, Ivan de Domenico, que esteve visitando as dependências do Diário e falou sobre a atuação frente à secretaria nesses primeiros meses de administração.
Com trabalho elogiado pelos vereadores e munícipes, sobretudo no que se refere ao trabalho de recapeamento das ruas, Ivan diz que o trabalho que vem sendo feito busca a excelência. “Estamos buscando fazer bem feito já na primeira vez, para evitar o retrabalho, por isso, pensamos em um método de tapa-buraco que fosse efetivo”, ressalta.
“A nossa primeira ação frente à secretaria foi iniciar a operação tapa-buracos. Depois das chuvas intensas do fim de ano e janeiro, sabemos que os buracos eclodem, principalmente com uma pavimentação já velha. Com isso pedimos para que a empresa terceirizada, que realiza o serviço, fizesse o trabalho nos moldes do que é feito pelo DER, recortando o asfalto antigo para que tenha encaixe e a massa não escorregue, até para não formar degraus no rolamento”, esclarece Ivan.
Sobre bairros sem asfalto, Ivan informa que estão estudando formas de obter verba para essas obras. “No caso do Nova Rio Claro, por exemplo, é um antigo loteamento, no qual essas benfeitorias deveriam ter sido feitas pelos loteadores. Porém, como não existia a lei nº6766/79, eles não colocaram benfeitorias e o ônus sobrou para município. No Nova Rio Claro, além do problema do asfalto, o bairro não tem rede de esgoto e águas pluviais. Então, não é somente fazer o asfalto, é todo um trabalho muito maior e para que se faça a implantação tem que ter uma verba reservada”, explica.
VALETAS
Além do trabalho de tapa-buracos, que em um primeiro momento acudiu os locais mais urgentes, a secretaria desviou uma equipe para cumprir uma das promessas de campanha do prefeito Gustavo Perissinotto: o fim das valetas. “As canaletas de água vêm dos anos 30, 40 e continuou. Elas existiam, no passado, porque a água que saía das casas, do tanque, por exemplo, era jogada na sarjeta. Quando as pessoas passavam de bicicleta, a água espirrava em quem caminhava nas calçadas. Por isso elas foram formatadas, mas hoje não têm mais serventia”, diz Domenico.
Após um estudo realizado pela secretaria e a ação da equipe, o trabalho começou a ser feito e vem mostrando resultado. “O número de veículos aumentou muito no município, são 150 mil, um veículo e meio para cada habitante. E quem sofre mais com as valetas são os motociclistas. Com essa alteração, principalmente, nas vias expressas, o trânsito flui, com menos desgaste e mais conforto aos motoristas.”
ACESSO RÁPIDO
Outra medida para melhorar as vias de acesso ao município é interligar alguns trechos. “Estamos preparando para a abertura da Rua 21, interligando as regiões que hoje dependem apenas da Rua 14 para o escoamento do trânsito. Na rotatória da Rodoviária, o alargamento das faixas de rolamento para melhorar o trânsito e possibilitar essa ligação com a Rua 21.”
Além disso, para melhorar as vias de acesso, Ivan adianta que há projetos para implantar jardins seguindo um padrão de flores e folhagens. “Onde há beleza, Deus está próximo”, reforça o secretário, que mostrou à redação do Diário do Rio Claro um projeto para praças e jardins do município e que deve utilizar matéria-prima da região.
DÉFICIT
Apesar das ações, Ivan destaca que a secretaria se encontra desfalcada por profissionais importantes no setor. “Encontramos a secretaria com muitos funcionários ausentes, alguns estão afastados por comorbidade devido à Covid-19, outros aposentaram e não repuseram”, explica, informando que o déficit é de 12 funcionários do departamento de engenharia, entre engenheiros e arquitetos. “Por isso traçamos um plano emergencial para atender aquilo que eram as necessidades mais urgentes no município”, aponta.
MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Outra preocupação da pasta é o manejo de águas pluviais, tendo em vista, os frequentes episódios de áreas de alagamento no município. Ivan explica que ainda na gestão do ex-prefeito Du Altimari foi realizado um estudo geral sobre o manejo e que, com base nesse estudo, as ações começarão a ser tomadas.
Em um primeiro momento, está sendo pensada a construção de um piscinão no Jardim São Paulo, que é um bairro que recebe as águas do Córrego Wenzel, Servidão e toda a água das chuvas captadas pela Avenida Rio Claro. A previsão é de que o piscinão seja concluído até o ano que vem. “Tivemos casos, inclusive, de afogamentos e acidentes fatais naquela região”, observa o secretário. Além disso, também deve ser feito o desassoreamento do Lago Azul e uma nova comporta para o Lago.
“Nossa proposta é também para que a água da Avenida Brasil não venha mais para o Lago Azul, mas que tenha como destino o Rio Corumbataí. Então deveremos usar o traçado da antiga ferrovia para fazer uma tubulação ligando até o Córrego Olinda, desembocando no Corumbataí.” O último trecho a ser executado é o que direciona as águas da Rua 14 e Avenida Kennedy. “A proposta é uma galeria que leve em direção ao Ribeirão Claro.”
ILUMINAÇÃO
Por fim, outro projeto é a troca completa de todo o parque de iluminação. “Já estamos com alguma coisa com contrapartida de empreendedores. Recentemente trocados lâmpadas na Avenida Castelo Branco, substituindo todas por LED. As lâmpadas de vapor de sódio estão obsoletas e o LED gera energia, além de maior luminescência.”
Rio Claro
“O que idealizamos para os próximos quatro anos é fazer de Rio Claro um local aprazível, e chegar, como no passado, a ser o 12º município mais desenvolvido do País.”
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro