O gênero de sobrevivência tem ganhado terreno ultimamente graças à popularidade de jogos estilo Battle Royale como Fortnite e PlayerUnknown Battlegrounds.
Mas um novo jogo do estilo, chamado SCUM, desenvolvido por uma pequena equipe da Gamepires com a ajuda da Croteam, criadores da franquia Serious Sam, tem chamado a atenção com sua experiência profundamente hardcore.
Na história de SCUM, os jogadores assumem o papel de detentos em uma prisão de segurança máxima. Esses prisioneiros também são competidores de um programa de TV que os colocou um contra o outro em uma luta de 64 jogadores até a morte. SCUM se difere da safra atual de jogos Battle Royale por conta de seu ritmo.
Além de um número menor de jogadores, não existe a redução do mapa, o que lembra muito DayZ. Por falar em mapa, o mundo de SCUM se baseou em Altis, um dos maiores mapas já feitos para a série Arma, que inspirou tanto o DayZ como o PlayerUnknown Battlegrounds. Apesar de não ter o tamanho do original, é bastante grande, com 144 quilômetros quadrados.
Mas onde SCUM realmente se difere dos demais jogos do gênero, é nos seus múltiplos sistemas de sobrevivência. Por exemplo: o jogo inclui um sofisticado sistema de umidade e secagem que os jogadores terão que aprender a usar para controlar a temperatura corporal interna. O personagem tem que comer e beber para se manter saudável.
E não para por aí. O personagem também precisa gerenciar seu metabolismo a fim de manter sua energia elevada, sem consumir muitas calorias e se tornar obeso. E vai além: é necessário cuidar das suas necessidades humanas cotidianas. Se você se interessou pela proposta do jogo, SCUM ficou disponível nessa quarta-feira (29), é para PC e pode ser adquirido no Steam.
Por Rodrigo Montezzo